Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Prefeitura de São Luís e BID realizam missão ‘Vem Pro Centro’

07/08/2023 15h07 - Atualizada em 17/08/2023 18h02

Durante a semana, em uma iniciativa conjunta para revitalizar e impulsionar o desenvolvimento econômico no Centro da cidade de São Luís, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), realizou a missão ‘Vem Pro Centro’, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Foi uma semana intensa de muitas reuniões com empresários locais, visitas de campo e trabalhos integrados entre as secretarias mediados pelos consultores BID. O objetivo da missão foi dialogar, entender e planejar ações estratégicas para estimular o crescimento comercial no Centro, dentro dos parâmetros do desenvolvimento urbano sustentável e preservando a rica herança cultural da região.

Ao longo da semana, várias secretarias foram visitadas com a finalidade de entender ainda mais os dados indicadores comerciais e de habitação e traçar diretrizes para a reocupação dos espaços ociosos na região central da cidade.

As ações da missão ‘Vem Pro Centro’ envolveram técnicos das Secretarias de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Fazenda, Urbanismo e Habitação, Planejamento, a Fundação Municipal de Patrimônio, Procuradoria-Geral do Município, Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e da Subprefeitura do Centro.

Para a secretária da Semispe, Verônica P. Pires, essa foi uma oportunidade de escuta para propor soluções inteligentes para o desenvolvimento comercial na região.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide, realizamos essa missão com apoio do BID, no qual, ao longo da semana nos reunimos com algumas secretarias, empresários e a Associação Comercial do Maranhão. Foi uma missão muito proveitosa, muito positiva e harmoniosa. Escutamos de perto os anseios de quem empreende na região do Centro, e a partir desta escuta, junto com a consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, vamos apresentar soluções e investimentos para que o desenvolvimento comercial naquela região possa ganhar mais força”, destacou.

A iniciativa contou com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae –MA) e da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA)