Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeito Eduardo Braide participa da comemoração dos 34 anos da Guarda Municipal de São Luís

07/07/2023 08h46 - Atualizada em 13/07/2023 18h05

Na manhã desta quarta-feira (6), o prefeito Eduardo Braide participou de solenidade em comemoração aos 34 anos da Guarda Municipal de São Luís, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc).

O evento ocorreu no bairro Alemanha, onde fica sediado o órgão, e foi marcado por momentos de homenagens e reconhecimentos aos profissionais que se dedicam diariamente à proteção da cidade. Os 16 anos da Defesa Civil também foram comemorados no evento.

"A Guarda Municipal sempre teve o meu reconhecimento enquanto prefeito, mas o melhor de tudo é vocês terem o reconhecimento da população, e é isso que a gente percebe no dia a dia. Nos próximos dias, vamos adquirir mais equipamentos para melhorar ainda mais o serviço realizado por esta corporação. Determinei também celeridade nos processos de promoção, em reconhecimento ao trabalho que fazem ao longo desses 34 anos. Quero deixar de forma bem clara hoje aqui o meu reconhecimento e, mais do que isso, a minha determinação em transformar ainda mais a Guarda Municipal e a Defesa Civil, referências não só para o Maranhão, mas para o Brasil”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Atualmente, a Guarda Municipal conta com um efetivo de 420 guardas que se dedicam diariamente à segurança e ao bem-estar da população ludovicense. Além disso, 140 pessoas que passaram no último concurso realizado pela gestão do prefeito Eduardo Braide estão sendo formados para integrar o efetivo, fortalecendo ainda mais o trabalho desempenhado pela instituição.

O secretário da Semusc, Marcos Affonso, expressou reconhecimento ao prefeito Eduardo Braide pelo marco histórico que representa o concurso público recentemente realizado.

"Comemoramos 34 anos de luta, sucesso e empenho na Guarda Municipal de São Luís. Com o ingresso de mais homens e mulheres em nossa tropa, tenho plena confiança de que alcançaremos ainda mais sucesso em nosso trabalho. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento ao prefeito Eduardo Braide pela realização do concurso público, um marco histórico para a Guarda Municipal de São Luís. Há 16 anos, não tínhamos a oportunidade de aumentar nosso quadro. Esse apoio é de extrema importância para a segurança pública, trazendo esperança e renovando nossas forças para cumprir nossa missão de proteger e servir a sociedade", declarou o secretário da Semusc.

Aprovada no concurso e participando da capacitação, a aluna Daynara Silva Vieira destacou a importância do evento.

“Estou muito feliz em estar participando do aniversário da Guarda, como aluna está sendo ainda mais incrível, e eu gostaria de parabenizar a Prefeitura, a Semusc e coordenação do curso pela formação que tem sido maravilhosa. Estou feliz de, em breve, poder contribuir com a segurança pública de São Luís”, disse a formanda.

"A Guarda Municipal de São Luís desempenha um papel de destaque e lidera hoje um dos maiores serviços de segurança pública da cidade. Esse progresso é resultado de um investimento significativo realizado pela Prefeitura, sob a liderança do prefeito Eduardo Braide. As promessas de reestruturação não apenas se concretizaram, mas também se tornaram algo verdadeiramente relevante para a sociedade", enfatizou o comandante da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), Reginaldo Sampaio.

Defesa Civil

Na solenidade, o prefeito Braide também aproveitou para mencionar e homenagear a Defesa Civil, órgão que também faz parte da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e que completa 16 anos de atuação no Município.

“Fica aqui um cumprimento de forma especial à nossa Defesa Civil que vai fazer, dia 19 de julho, 16 anos. A Defesa Civil de São Luís é referência para o Maranhão", observou o prefeito Eduardo Braide.

O efetivo da Defesa Civil é composto, em sua maioria, por Guardas Municipais, que desempenham um papel fundamental na prevenção e no atendimento a situações de emergência. O superintendente da Defesa Civil, Alexsandro Nogueira Costa, destacou a importância do momento e enalteceu todo o trabalho desenvolvido pelas equipes da corporação.

"Estamos prestes a comemorar 16 anos de dedicação e compromisso com a cidade. A Defesa Civil, um órgão essencial que integra a Semusc, está profundamente engajada na missão de servir à população, removendo-os de áreas de risco e protegendo o bem mais precioso de todos, que é a vida. Agradeço mais uma vez ao prefeito Eduardo Braide e reitero nossa determinação em cumprir nosso dever com excelência, atuando de forma eficiente para garantir a tranquilidade de nossa cidade e proteger os cidadãos", disse o superintendente.

Também estavam na solenidade, Eduardo Machado, superintendente da Abin no Maranhão; Joel Araújo, secretário municipal de Segurança de São José de Ribamar; Sérgio Miranda, comandante da Guarda Municipal de São José de Ribamar; Thalita Lucena, representante da Alumar; Tânia Regina, superintendente da área de Segurança Escolar da Semed; Maurício Hiluy, secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed; Lúcio Rogério Reis, delegado adjunto da Polícia Civil; Victor Cunha, diretor da Blitz Urbana; Weber Henrique, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Maranhão; Marco Rafael, diretor da Academia de Gestão Penitenciária; Antonio Roberto, secretário adjunto e assessor especial de Gabinete de Gestão Integrada da Semusc, além do efetivo da guarda municipal, banda, servidores e demais autoridades.