Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeito Eduardo Braide participa de aula inaugural do Curso de Formação de Guarda Municipal

15/04/2023 14h36 - Atualizada em 25/04/2023 18h21

A Prefeitura de São Luís promoveu, na sexta-feira (14), no Teatro da Cidade (Centro), a aula inaugural do Curso de Formação de Guarda Municipal, última etapa do concurso público realizado pela gestão do prefeito Eduardo Braide, no ano passado. Participam desta etapa 140 candidatos classificados no certame que tem previsão para ser encerrado em agosto. O prefeito Eduardo Braide participou do evento que reuniu, além dos aspirantes, autoridades do Município e das forças armadas do Estado e da União.

“Esta é a última etapa do concurso da nossa guarda, um momento importante, no qual os candidatos terão a oportunidade de conhecer de perto e na prática como é e como funciona a Guarda Municipal de São Luís. Todos os que estão hoje aqui foi por escolha e fico feliz em ver que os que chegaram a este curso de formação chegaram a partir de esforço e vontade”, disse o prefeito Eduardo Braide.

O Curso de Formação é a 6ª etapa do concurso para provimento de vagas destinadas à Guarda Municipal de São Luís, totalizando 140 candidatos. Estes serão subdivididos em Corpo de Guarda, Banda de Música e Corpo Salva-Vidas.

Aulas

As aulas terão prosseguimento na segunda-feira (17) e ocorrerão na Academia de Polícia Civil do Estado do Maranhão (Acadepol), que cedeu suas dependências em uma parceria com a Prefeitura de São Luís. “As forças de segurança devem trabalhar de forma integrada. Assim, quero agradecer à Polícia Civil e à Secretaria de Segurança do Estado por nos ceder o espaço para a formação, demonstrando que esta integração tem ocorrido na prática”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O curso terá duração de aproximadamente três meses e abordará as disciplinas da matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério da Justiça e Segurança Pública. Constam da grade disciplinas como “Orientação para o relacionamento com a mídia”, “Ordem Unida”, e outras referentes às legislações das guardas municipais.

“Esta etapa é o resultado de todo o trabalho realizado desde o início do concurso promovido pelo prefeito Eduardo Braide e tem a função de qualificar o pessoal para que entrem em ação, reforçando a nossa segurança municipal. Para nós será uma alegria ver, em breve, todos eles trabalhando em prol da sociedade ludovicense”, festejou o secretário municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Marcos Affonso.

Concurso

O concurso público para a Guarda Municipal foi anunciado pelo prefeito Eduardo Braide em janeiro de 2022 com o objetivo de fortalecer ainda mais a segurança municipal, de modo a reforçar os trabalhos na prevenção e repressão de crimes contra seus bens, serviços e instalações, além de resguardar a segurança dos cidadãos em espaços onde o efetivo atua, a exemplo dos terminais de integração de ônibus da capital maranhense.

Para o aspirante a uma vaga na Guarda Municipal, Daniel Pinheiro, bacharel em Direito, 25 anos, esta etapa será uma oportunidade de aprender ainda mais. “Espero sair do curso bem capacitado, pronto para exercer as funções de Guarda Municipal, pois esta é uma grande oportunidade de ingressar na carreira pública e nos desenvolver como cidadãos e bons servidores públicos em uma área que dialoga com diversas áreas importantes para a sociedade”, disse.

A musicista Otília Ferreira Costa, 32 anos, vê o concurso como uma oportunidade para exercer sua profissão de forma plena. “Aqui temos poucas oportunidades na área da música e o concurso abre portas para que possamos praticar a minha área de formação na banda da Guarda Municipal. Isso me motiva muito”, destacou a candidata.

Participaram ainda da aula inaugural, os secretários Mariana Miranda (Semad); Diego Rodrigues (SMTT); Felipe Falcão (Semit); delegado Dicival Gonçalves, representando o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Martins; o vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), representando a Câmara de Vereadores de São Luís; delegado André Luís Gossain, diretor da Adepol; entre outras autoridades.