Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís reforça ações da ronda escolar com entrega de novos veículos para equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar

12/04/2023 17h02 - Atualizada em 25/04/2023 18h20

Dando prosseguimento às ações do Gabinete de Segurança Escolar, instituído esta semana pelo prefeito Eduardo Braide, a Prefeitura de São Luís entregou, na terça-feria (11), dois veículos novos que serão usados no reforço das ações de ronda escolar. Um veículo foi direcionado para o Grupamento de Segurança Escolar da Guarda Municipal e outro para o Batalhão Escolar da Polícia Militar do Maranhão, que trabalha em parceria com o Município.

A entrega ocorreu após uma reunião entre as secretarias de Segurança com Cidadania (Semusc), de Educação (Semed) e representantes da Polícia Militar, na sede da Semusc. Na ocasião, os secretários Caroline Marques Salgado (Semed) e Marcos Affonso (Semusc), acompanhados de técnicos das respectivas pastas, apresentaram à PM as bases do Gabinete de Segurança Escolar que tem entre os objetivos contribuir com a construção da cultura da paz no meio pedagógico.

Na reunião foram abordados temas como como a construção do protocolo de segurança nas escolas, a ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e a possibilidade de que as denúncias sejam encaminhadas e centralizadas no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para que sejam geradas estatísticas. Também foi reafirmada a importância da comunicação entre as rondas escolares do Estado e do Município.

"Esta reunião foi de articulação das ações na qual foram discutidas as estratégias que estão sendo planejadas pelos órgãos presentes - Semed, Semusc e PM – para a garantia da segurança escolar em nossa capital. Seguindo a determinação do prefeito Eduardo Braide, vamos reforçar a frota da Polícia Militar bem como da nossa Guarda Municipal para fazer o acompanhamento das ocorrências nas escolas”, destacou a secretária Caroline Marques Salgado.

A Prefeitura de São Luís mantém uma parceria com a Polícia Militar do Maranhão no que se refere à educação, a exemplo do que leva às instituições de ensino ações preventivas de combate ao uso de drogas e violência nas escolas.

“A Polícia Militar já tem uma parceria com a Prefeitura de São Luís voltada para a proteção em ambiente escolar. O trabalho é realizado nas escolas municipais com o suporte da Semed. Hoje, esta reunião vem para fortalecer esta parceria e alinhamento de ações para aprimorar o trabalho voltado para o atual momento que vivemos”, disse o major Alexandro Silva, do Batalhão de Segurança Comunitária que esteve presente na reunião acompanhado pela capitã Josmara Rocha Aguiar comandante do Batalhão Escolar e pelo subtenente Daniel Reis, policial do Batalhão Escolar.

Gabinete

Instituído na segunda-feira (10) pelo prefeito Eduardo Braide, o Gabinete de Segurança Escolar tem, entre suas ações, atuar na prevenção e combate a situações de insegurança nas escolas com a participação da comunidade escolar nas definições das políticas e ações de segurança; desenvolvimento de programas específicos voltados para gestores, professores e alunos; planejamento e execução simulada de reações a situações de emergência; realização periódica de diagnósticos da situação de segurança das imediações das unidades de ensino; entre outras medidas.