Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís promove ação de prevenção a afogamentos voltada para alunos da rede municipal de ensino

10/10/2022 16h23 - Atualizada em 04/11/2022 12h25

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), iniciou, nesta segunda-feira (10), a “Semana de Prevenção aos Afogamentos”, por meio da “Ação educar para não se afogar”. O treinamento está sendo executado pela Guarda Municipal de São Luís com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No curso, o corpo de Guarda-Vidas da Guarda Municipal de São Luís, com participação de integrantes do Grupamento de Segurança Escolar (GSE), está oferecendo instruções aos alunos da rede municipal de ensino com aulas práticas e palestras nas praias da Ponta d’Areia e do Olho d’Água.

De acordo com o secretário municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Marcos Affonso, a ação é importante porque se torna uma ferramenta para coibir afogamentos e outras ocorrências desta natureza, sendo que muitas dessas situações podem ser evitadas a partir de múltiplos esforços.

“Parabenizo o Corpo de Guarda-Vidas da nossa Guarda Municipal e o Grupamento de Segurança Escolar, que planejaram e executaram esse projeto. A ideia é levar informações úteis às crianças e adolescentes das escolas municipais de São Luís, mostrando aos alunos que a melhor parte em qualquer aspecto das nossas vidas é a prevenção. Um ponto interessante é que isso é inédito na história da Guarda Municipal de São Luís”, pontuou o gestor.

No primeiro dia, participaram das ações os alunos da Unidade de Educação Básica (U. E. B.) Bandeira Tribuzzi, em dois turnos (manhã e tarde). Na Praia da Ponta d’Areia, os guardas municipais do Grupamento de Segurança Escolar passaram aos estudantes orientações teóricas ministradas pelos guarda-vidas Angelo Raimundo Sousa Costa e Júlio César Silva Cardoso.

Os instrutores explicaram tópicos importantes, como a cadeia de sobrevivência, que inclui todas as ações que envolvem a prevenção nesse tipo de situação, abrangendo até mesmo a ida da vítima ao hospital, em caso de necessidade.

“Essas medidas são extremamente importantes para a sobrevivência de uma pessoa em ambientes aquáticos. Por isso, é fundamental compartilharmos esse conhecimento para além do contexto hospitalar. Hoje, verificarmos o quanto os alunos necessitam desse conteúdo. Eles adoraram. Percebi que também foi bom porque saiu da rotina de sala de aula. Eles aprenderam na prática como prevenir afogamentos e como agir quando o afogamento já aconteceu”, enfatizou Antonio Carlos, coordenador do Corpo de Guarda-Vidas da Guarda Municipal de São Luís.

Após a palestra na base do grupamento, na Praça do Sol da Ponta d’Areia, os instrutores iniciaram a parte prática na praia. Os guarda-vidas mostraram aos alunos como retirar uma vítima da água em casos de afogamentos e quais procedimentos de primeiros socorros devem tomar para salvá-la.

“A cadeia de sobrevivência enfatiza que a melhor parte é a prevenção, que é a ferramenta mais importante, sem sombra de dúvidas. É a primeira vez que fazemos algo assim com esse público. Por isso, me sinto muito satisfeito em poder contribuir para a vida de cada um desses jovens. É uma ação que vai fazer muita diferença no cotidiano deles”, comentou o guarda-vidas Angelo Sousa.

O aluno Felipe Martins, de 14 anos, aprovou o projeto e disse que a partir de agora vai compartilhar tudo o que aprendeu com seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de escola.

“Posso dizer que foi a melhor segunda-feira que tive na minha vida escolar. Gostei muito, de verdade. E tudo foi passado de maneira fácil, o que facilitou o aprendizado. Nós devemos manter a atenção constante quando estivermos banhando na praia. E sempre ficarmos perto de guarda-vidas. Então, podem ter certeza de que eu irei repassar essa mensagem”, salientou o adolescente.

O professor da U. E. B. Bandeira Tribuzzi, Gilberth Neves, acompanhou de perto os procedimentos, assim como a inspetora Doralina Oliveira Pinheiro, coordenadora do GSE. O projeto “Ação educar para não se afogar” encerrará no sábado (15), quando todas as escolas selecionadas para a semana participarão de uma grande instrução na Praia da Ponta d’Areia.