Prefeitura grava mais uma videoaula na Eggem para capacitar guardas municipais
Secom
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e a Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), gravou mais uma videoaula do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), nesta quarta-feira (18), no âmbito da capacitação dos guardas municipais de São Luís com porte de arma de fogo. Na ocasião, o psicólogo Jadson Ramos e Sousa Santos abordou tópicos relacionados à disciplina “Habilidades Cognitivas Essenciais para o Porte de Arma de Fogo”.
“O Estágio de Qualificação Profissional é muito importante para preparar os guardas municipais no desenvolvimento de suas atividades no trabalho. De certa forma, influencia na produtividade e desempenho, uma vez que as disciplinas têm esse papel de aprimorar conhecimentos relacionados às armas de fogo e sua aplicabilidade no dia a dia das tarefas profissionais”, explicou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso.
Nesse sentido, o psicólogo Jadson Ramos gravou a videoaula na Eggem, a fim de transmitir conteúdos importantes para o operador de segurança pública.
“Agradeço a todos os envolvidos na organização da disciplina. A Guarda Municipal tem uma função a nível de proteção do patrimônio público, e precisamos ter nessa formação uma disciplina que consiga trazer não apenas a parte neurocognitiva, mas também a parte emocional”, comentou Jadson Ramos. Segundo ele, essa abordagem é essencial para que o guarda municipal utilize o máximo de recursos possíveis no uso do armamento de maneira adequada.
Na disciplina, foram abordadas as habilidades cognitivas essenciais para o porte de arma de fogo, incluindo processos psicológicos básicos e alguns conceitos do sistema nervoso. Para o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, o EQP é de suma relevância para o profissional porque envolve não apenas a parte técnica, como também a avaliação emocional.
“O foco é o uso da arma de fogo, a fim de melhorar a prestação de serviço à população ludovicense. O nosso Centro de Ensino e Capacitação disponibiliza todos os recursos metodológicos e materiais para que o estágio aconteça sem contratempos, juntamente com a Eggem, que tem sido uma grande parceira da Semusc nessa capacitação continuada”, frisou.
“Para a Eggem é sempre uma satisfação poder fazer trabalhos em parceria com as secretarias, especificamente com a Semusc, para a gravação das aulas do EQP, que é tão importante para essa atualização para os guardas municipais. E o comportamento cognitivo é algo que influencia muito na conduta de todos nós”, enfatizou Taici Gamero, diretor da Escola de Governo e Gestão Municipal.
O diretor do Centro de Ensino e Capacitação (CEC) da Semusc, Carlos André Collins, enfatizou que a secretaria propicia aos guardas municipais momentos de desenvolvimento e qualificação, para que o serviço desenvolvido nunca perca a excelência.
“O Estágio de Qualificação Profissional é muito importante para a corporação, sendo que esse protocolo está previsto em legislação específica junto à Polícia Federal para os guardas municipais que possuem porte de arma”, pontuou.
Cabe ressaltar que o EQP está sendo transmitido aos guardas municipais na modalidade EAD (Ensino a Distância). Os servidores estão acompanhando as aulas por meio da plataforma Google Classroom.