Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís capacita guarda-vidas em técnicas de salvamento e resgate

27/05/2021 17h55 - Atualizada em 28/05/2021 21h46
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), está intensificando o treinamento dos guarda-vidas da Guarda Municipal de São Luís (GMSL) das praias da Ponta d’Areia, Olho d’Água e Caolho, parte da orla da capital na qual o grupamento municipal atua. O objetivo é capacitar os profissionais para que trabalhem com mais eficiência e segurança em situações de salvamento e resgate. 

O treinamento está ocorrendo na sede recreativa do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM) e segue os protocolos sanitários de combate à Covid-19, incluindo a divisão do grupamento para evitar aglomerações. Entre os temas abordados na capacitação estão métodos de salvamento aquático, orientações de treinamento funcional e em relação às modalidades de patrulhamentos, seja motorizada ou a pé. 

“A gestão do prefeito Eduardo Braide está se destacando por investir na qualificação dos profissionais que são responsáveis por preservar vidas. Com esse curso, passaremos a prestar um serviço com mais qualidade à população", assinalou o secretário da Semusc, Marcos Affonso. 

O programa de qualificação dos guarda-vidas da Prefeitura de São Luís é contínuo e ocorre, geralmente, em três dias da semana. As instruções são destinadas para treinamento físico em piscina, mas também ocorrem orientações no mar. 

O subinspetor Antônio Carlos, gestor do Corpo de Guarda-Vidas da GMSL, destacou que o serviço dos guarda-vidas requer um preparo físico eficiente. “Com aperfeiçoamento em aspectos como força, resistência e mobilidade. Dentro dessa demanda, nós sempre procuramos fazer as atividades físicas, para podermos darmos conta das tarefas”. 

Para o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, as atividades são essenciais para oferecer um ambiente seguro à população. “Durante os treinamentos, ocorrem simulações de salvamentos. Esse procedimento faz toda a diferença na prática, quando vidas são preservadas pelas nossas guarnições”, frisou.