Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura receberá doação de viatura para reforçar patrulhamento da Guarda Municipal em São Luís 

28/04/2021 18h54 - Atualizada em 30/04/2021 17h20
Secom

A Prefeitura Municipal irá receber uma viatura fruto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público do Maranhão (MP/MA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís e a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) para a aquisição de caminhonete adaptada para viatura. O veículo será doado à Guarda Municipal de São Luís (GMSL) para reforçar o trabalho de patrulhamento e prevenção do órgão em toda a capital maranhense. 

A ação resulta do acordo feito pelo MPMA com a rede de supermercados Mateus devido ao dano moral coletivo às vítimas de acidente de consumo ocorrido na capital maranhense nas dependências de uma das unidades da empresa. 

De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta, firmado na última segunda-feira (26) e referente ao inquérito civil nº 021705-500/2020, o grupo assumiu a obrigação de doar à Guarda Municipal de São Luís, a título de dano moral coletivo, uma caminhonete adaptada para viatura, tração 4x4, motor diesel e cabine dupla. O veículo deverá conter, também, outras especificações e adaptações para atividades de segurança. Segundo o documento, a entrega deverá ocorrer no prazo de 180 dias, contados a partir da data da assinatura do termo. 

Com essa doação, a GMSL poderá contar com um reforço nos patrulhamentos diários na cidade, aumentando a sensação de segurança na população ludovicense.

“Gostaria de agradecer à promotora Lítia Cavalcanti, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, que firmou o TAC. Com essa nova aquisição, a Guarda Municipal de São Luís intensificará os trabalhos nas ruas, aumentando a presença da força de segurança da guarda. Em outras palavras, as operações terão maior campo de abrangência e mobilidade com a viatura que chegará em boa hora e vem de encontro com as diretrizes da pasta na gestão do Prefeito Eduardo Braide”, pontuou o secretário da Semusc, Marcos Affonso. 

O comandante da Guarda Municipal de São Luís, Reginaldo Sampaio, também destacou os trabalhos já executados pela corporação neste início de gestão do prefeito Eduardo Braide e comentou que a doação renovará a frota da instituição.

“Teremos, com certeza, maior eficiência nas missões. A nova viatura entrará direto na linha de operação. Essa conquista vai melhorar o desempenho em todos os sentidos, incluindo a dedicação dos profissionais na prevenção e combate à criminalidade”, assinalou.

Renovação da frota 

Uma das prioridades na gestão do Prefeito Eduardo Braide é a renovação da frota da Guarda Municipal de São Luís. Nesse sentido, a Semusc está trabalhando em projetos para que novas viaturas sejam utilizadas pela corporação por meio de importantes parcerias e aquisições pelo Município. 

Todas as medidas que vêm sendo adotadas e a busca por parcerias institucionais têm melhorado a dinâmica de atuação, em todos os aspectos, do órgão, como por exemplo, no Terminal de Integração da Praia Grande, em que as guarnições intensificaram as rondas, permanecendo no local em horários estratégicos. Essa ação já conseguiu reduzir os índices de delitos no local e em todo o entorno. 

Outra mudança ocorreu no Parque Municipal da Quinta do Diamante, na região central da cidade, que passou a ser patrulhado pela Guarda Municipal com o intuito de coibir a presença de criminosos e preservar a área verde. As operações ali são realizadas pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), sediado no Parque do Bom Menino