Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania

Prefeitura de São Luís atua para minimizar danos após explosão de botijão de gás  na Cidade Operária

07/04/2021 17h28 - Atualizada em 09/04/2021 15h52
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está prestando todo o apoio necessário após uma explosão ocorrida no bairro Cidade Operária em decorrência do vazamento de gás.

A tragédia aconteceu em um conjunto de quitinetes, na noite de terça-feira (6). As equipes compareceram ao local, conversaram com os moradores e iniciaram os trabalhos para que as famílias não corram outros riscos. 

Imediatamente após a explosão do Gás Liquefeito do Petróleo (GLP), a Defesa Civil de São Luís se deslocou à região, onde uma equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil já estava realizando os primeiros levantamentos. Infelizmente, uma mulher que ficou presa aos escombros acabou falecendo. O filho dela sofreu ferimentos e foi encaminhado ao Hospital Municipal Doutor Clementino Moura (Socorrão 2). Sem perder tempo, as equipes fizeram uma parte do escoramento, para sustentar o peso do pavimento, uma vez que houve destruição do imóvel. 

De acordo com Alexssandro Nogueira, superintendente da Defesa Civil do Município, o escoramento será feito de forma técnica, para que a estrutura não desmorone completamente. Esse trabalho está sendo executado conjuntamente com a Semosp. “Após esse procedimento, o imóvel será demolido, a fim de que outros sinistros não ocorram como resultado dessa explosão inicial, que causou sérios danos e tirou a vida de uma pessoa. E esse escoramento é um reforço, para garantir a segurança em relação à obra”, explicou. 

Conforme o superintendente, o imóvel tem cinco quitinetes. A explosão ocorreu no primeiro andar, do lado direito. “Quando explodiu, romperam-se as duas partes, um ‘L’ da quitinete, e toda a laje da quitinete de cima desmoronou. E isso levou ao óbito da pessoa que morava embaixo. Ela morreu nos escombros. Nós isolamos o local e avaliamos a rua de residência em residência, para verificar o tamanho do estrago”, enfatizou Alexsssandro Nogueira. 

A Defesa Civil constatou que alguns telhados sofreram avaria por conta da explosão. Forros de casas vizinhas também foram atingidos. “Mas nada que comprometa a segurança dos demais imóveis. Iremos continuar preservando o local, impedindo que outras pessoas adentrem no trecho isolado. Inclusive, não foi permitido que objetos sejam retirados, para preservar o local do fato”, assinalou Alexssandro Nogueira. 

O secretário da Semusc, Marcos Affonso, destacou a importância dos trabalhos executados para apurar todo o contexto da ocorrência e auxiliar as famílias da comunidade. “A secretaria lamenta, profundamente, a morte da vítima e presta total solidariedade aos familiares e amigos. A Defesa Civil de São Luís, tão logo recebeu a informação da explosão, deslocou-se ao local e está tomando todas as providências que o caso requer”, frisou Marcos Affonso.