Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide inicia reforma e ampliação do Centro de Saúde Bairro de Fátima

29/05/2024 09h14 - Atualizada em 04/06/2024 15h21

No mês das festividades que celebram o 84º aniversário do Bairro de Fátima, comemorado em 13 de maio, os moradores da comunidade testemunharam o início das obras do Centro de Saúde de Fátima, futuro Centro de Especialidades Médicas do Bairro de Fátima. As obras começaram nesta terça-feira (28), após a formalização da Ordem de Serviço feita pelo prefeito Eduardo Braide. As obras serão conduzidas pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Inaugurada em 1967, a unidade presta atendimento a mais de 15 mil pessoas mensalmente.  Ao longo de seus 57 anos de existência, recebeu apenas intervenções paliativas. A obra será abrangente e incluirá todos os setores da unidade, aumentando sua capacidade de atendimento e suas especialidades e passará a se chamar Centro de Especialidades Médicas do Bairro de Fátima, garantindo maior assistência à saúde da região. O investimento, proveniente do Tesouro Municipal, totaliza R$ 1.814.527,76, com um prazo de entrega de oito meses.

“Vamos transformar esse local, que ao longo desses 57 anos já atendeu, cuidou e curou muitas pessoas aqui do Bairro de Fátima, da região e até de outros municípios. E a partir de hoje a gente começa a mudar essa realidade, porque a única coisa que vai ficar aqui no centro de saúde é  o endereço, porque tudo será novo. E é assim que nós temos feito em todas as unidades de saúde que entregamos na cidade de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide que anunciou mais ações para a comunidade.

"Neste mês de aniversário do Bairro de Fátima, eu não poderia dar apenas esse presente. Hoje mesmo, iniciaremos a iluminação de toda a comunidade com lâmpadas de LED, por meio do programa São Luís no LED. E a partir de segunda-feira (3), as equipes já estarão aqui para iniciar o asfaltamento das ruas do bairro. São três presentes de aniversário: asfalto novo; reforma do Centro de Saúde e o programa São Luís no LED", completou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destacou a longa história de serviço da unidade à população, seu papel como referência estadual em várias áreas da saúde e a certeza de oferecer um atendimento mais humanizado. “Esta unidade será entregue totalmente reformada, com salas adaptadas ao perfil dos pacientes e com mais especialidades instituídas, proporcionando mais atendimentos para a região. E esse Centro de Saúde merece muito, pela importância que tem para o Bairro de Fátima, para São Luís e para o estado inteiro. Atualmente, a gente atende mais de 15 mil pacientes do Maranhão", destacou a titular da Semus.

Reestruturação

As melhorias incluem adequação e ampliação do espaço; revisão do teto, renovação de piso, paredes e forro, instalação de novos sistemas elétricos e hidrossanitários, adaptação dos espaços conforme as normas de acessibilidade, climatização de todos os setores, entre outras melhorias. Além disso, a unidade será beneficiada com a inclusão de novas especialidades médicas e a oferta de novos exames.

Para David Col Debella, secretário da Semosp, “este é mais um equipamento que proporcionará dignidade à população de São Luís. Assim como temos empregado esforços para entregar equipamentos públicos de qualidade, o mesmo empenho será aplicado aqui no Centro de Saúde do Bairro de Fátima. Estamos conduzindo a mudança em diversas áreas da nossa cidade com determinação, compromisso e o olhar amoroso que o prefeito Eduardo Braide tem pela população de São Luís”, pontuou.

Especialidades

A unidade é reconhecida por sua excelência no atendimento a Infecções Sexualmente Transmissíveis no estado do Maranhão. Após sua inauguração, ela ampliará seus serviços para incluir programas de IST/HIV/AIDS, hanseníase, tuberculose, hepatites virais e outros. Além disso, a comunidade terá acesso a consultas especializadas em cardiologia, dermatologia, urologia, hepatologia, gastroenterologia, pneumologia, infectologia e ginecologia, bem como serviços de nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia.

Adicionalmente, o prefeito Eduardo Braide anunciou a criação de um setor de saúde infantil com atendimentos pediátricos. "Estamos estabelecendo um espaço kids no centro de saúde para servir às crianças da área. Isso nos possibilitará resolver questões de saúde infantil localmente e implementar novos serviços quando o novo Centro de Saúde for inaugurado", acrescentou o prefeito.

Os moradores compartilharam a alegria e as expectativas após o início das obras. “Moro há 40 anos no Bairro de Fátima, e essa obra é muito importante para a comunidade que tanto esperou por esse momento. Não existe presente de aniversário melhor para o bairro do que essa reforma completa. O prefeito está de parabéns”, disse o morador Kenan Martins.

Esse agradecimento foi compartilhado também por dona Andrelina Costa Leite, moradora e representante da Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima.

“O prefeito Braide prometeu e voltou ao nosso bairro para fazer a diferença. Nós, da comunidade, agradecemos a reforma desse posto, que é patrimônio do bairro. Muito obrigado”, agradeceu a moradora.

Também estiveram presentes na solenidade, os vereadores Daniel Oliveira (PSD) líder de governo na Câmara Municipal, Concita Pinto (PSB), Marlon Garcia (PSC); além de trabalhadores civis, servidores, moradores e líderes políticos e comunitários.