Prefeitura de São Luís reforça a importância de prevenir a hipertensão arterial

25/04/2024 16h50 - Atualizada em 02/05/2024 13h16

Por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reforça a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença. Atualmente 62.557 pessoas com hipertensão estão sendo acompanhadas na rede municipal de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri, destaca a importância da detecção precoce para atuar nos aspectos modificáveis da doença.

“Muitas vezes a hipertensão arterial é assintomática, e isso retarda a adesão ao tratamento medicamentoso, por isso, a abordagem que fazemos nas unidades de saúde é fundamental para identificar os pacientes hipertensos precocemente e iniciar o trabalho de controle. Essa intervenção pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dessas pessoas”, pontua.

Durante a semana, a Semus realizou diversas ações de sensibilização sobre a hipertensão arterial, que é fator de risco para doenças cardiovasculares.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 2023 quase um quarto da população do Brasil apresentava hipertensão arterial, com maior prevalência entre as mulheres.

Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal oferecem ações de prevenção, controle e diagnóstico da hipertensão arterial. O trabalho inclui palestras, rodas de conversas, consultas médica e de enfermagem, busca ativa pelos agentes comunitários de saúde, aferição de pressão arterial e dispensação de medicamentos, entre outras abordagens.

A rede municipal de saúde tem ainda o Centro de Atendimento a Pessoas com Hipertensão e Diabetes, localizado no bairro da Liberdade, que faz o acompanhamento de pacientes que precisam de atenção especializada, com consultas cardiológicas e eletrocardiograma.

Saiba Mais

A hipertensão arterial, também chamada de “pressão alta” é a elevação da pressão do sangue dentro das artérias, além dos parâmetros considerados normais, que são 140 por 90 mmHg (14 por 9).

Obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool, histórico familiar e idade (mulheres a partir de 60 anos e homens a partir de 50 anos) são considerados fatores de risco para hipertensão arterial.

O tratamento pode ser ou não feito com medicamentos, mas alguns hábitos contribuem para impedir o avanço e complicações da doença, como alimentação saudável, prática regular de atividade física, gerenciamento do estresse e evitar o tabagismo, entre outros.