Prefeitura de São Luís amplia público elegível para vacina contra a dengue

18/04/2024 17h58 - Atualizada em 25/04/2024 16h52

A Prefeitura de São Luís ampliou a faixa etária elegível para a vacina contra a dengue, que agora está sendo oferecida para pessoas de 8 a 14 anos, iniciando a partir desta sexta-feira (19). O imunizante está disponível nas unidades de saúde da rede municipal e no São Luís Shopping.

• Acesse o Canal da Prefeitura de São Luís no WhatsApp

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) mostram que já foram aplicadas 17.851 doses da vacina QDENGA, que está destinada exclusivamente a crianças e adolescentes que residem na capital maranhense. Por isso, é necessária a apresentação de documentos de comprovação residencial.

“Para vacinar, os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, apresentar cartão de vacina, documentos de identificação do responsável e da criança e comprovante de residência”, explica a supervisora de Imunização da Semus, Delryhane Carvalho.

A vacina contra a dengue está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, no Ambulatório de Especialidades Médicas Dr. Paulo Ramos e na APAE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, há salas de vacinação funcionando das 7h às 12h nas Unidades Saúde na Hora. Além disto, a população conta ainda com a vacina no São Luís Shopping, de terça a sábado, das 10h às 16h.

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal da QDENGA é em duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para quem estiver com dengue, a recomendação é aguardar um intervalo de seis meses para receber o imunizante.