Prefeitura de São Luís promove ações de combate ao Diabete Mellitus

14/11/2023 18h15 - Atualizada em 23/11/2023 18h30

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, nesta terça-feira (14), uma ação alusiva à Semana de Combate ao Diabete Mellitus, no Parque do Bom Menino.

O público contou com consulta em clínica geral, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite C, orientação nutricional e práticas integrativas. Durante toda a semana, as unidades básicas de saúde estão reforçando as ações voltadas para pessoas com diabetes tipo 2.

A rede municipal de saúde oferece diversos serviços de acompanhamento a pessoas com diabetes e hipertensão, que agora contam também com exame oftalmológico. O procedimento é fundamental para rastrear uma complicação do diabetes que afeta os olhos.

Desde setembro, a Semus está realizando o rastreamento da retinopatia diabética para detectar a doença precocemente em hipertensos e diabéticos, contabilizando 250 exames já realizados em pessoas acompanhadas pela rede municipal.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, destaca que o controle da hipertensão e do diabetes é rotina nas ações da atenção primária de saúde.

“Em todas as unidades básicas há o cuidado continuado para hipertensos e diabéticos, com ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso. Agora estamos incluindo o exame de fundo de olho para identificar uma das complicações mais temidas do diabetes”, afirma.

A retinopatia diabética não apresenta sintomas nos estágios iniciais, mas representa risco de cegueira e está relacionada ao descontrole das taxas de glicose no sangue, por isso, é importante que as pessoas com diabetes mellitus tipo 2 realizem uma consulta oftalmológica ao menos uma vez por ano. A indicação para o exame é feita pela unidade, levando em consideração a condição de saúde do paciente.