Prefeitura de São Luís inicia entrega de alimentação enteral em domicílio

22/11/2022 17h48 - Atualizada em 01/12/2022 03h43

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou, esta semana, a entrega em domicílio de dietas para pacientes que se alimentam com o auxílio de sondas e ostomias, por meio do programa Dieta em Casa. A iniciativa da gestão do prefeito Eduardo Braide tem o objetivo de garantir a essas pessoas mais comodidade e segurança, e vai atender a 230 pacientes por mês.

“Essas entregas representam um passo importante para oferecermos um acompanhamento mais completo aos nossos pacientes. Antes, cada um precisava se deslocar de suas casas para receber estes insumos. Mas, a partir de agora, a gestão do prefeito Eduardo Braide, com muita atenção, está garantindo mais praticidade e conforto a estes pacientes, que passarão a receber suas dietas em casa”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Para ter acesso ao serviço é preciso ser residente do Município de São Luís, ser usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), fazer uso de terapia nutricional por sonda ou ostomia e realizar, quando necessário, a avaliação com um nutricionista ou outros profissionais da rede municipal de saúde.

A dona de casa Maria Deusanira Santos, mãe de uma das pacientes contemplados com as entregas, recebeu a equipe da Semus com alegria.

“Estou muito feliz por poder receber esta alimentação em minha casa porque minha filha depende dela para sobreviver. Agradeço muito à Prefeitura”, disse.

Também dona de casa, Elisbethy Silva contou que antes das entregas domiciliares recebia a alimentação parental do filho na BR.

“A comida do meu filho está chegando em casa e receber aqui é muito gratificante. Eu sou grata à Prefeitura que sempre ajuda a gente”.

O cadastro no programa Dieta em Casa pode ser solicitado na sede da Semus, por meio da apresentação de cópias dos documentos de identidade, CPF e cartão SUS do paciente e do responsável, comprovante de residência, laudo médico com informações da patologia, Classificação Internacional de Doenças (CID) e via de alimentação indicada, laudo do nutricionista com diagnóstico nutricional e avaliação completa.