Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide entrega novo Centro de Saúde Paulo Ramos, no Centro de São Luís

03/11/2022 18h02 - Atualizada em 18/11/2022 17h29
Secom

Totalmente requalificado com instalações que trarão mais conforto e com a oferta de novos serviços para a população, foi entregue nesta quinta-feira (3), pelo prefeito Eduardo Braide, o Centro de Saúde Paulo Ramos, no Centro, uma das unidades históricas de São Luís.

“Hoje nós não estamos entregando apenas uma unidade de saúde reformada e requalificada; hoje nós estamos entregando um novo Centro de Saúde Paulo Ramos, com uma série de intervenções e a ampliação das especialidades e dos exames que serão oferecidos por esta unidade, que vão levar a melhor saúde para nossa população de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide, ao lado da primeira dama Graziela Braide, da vice-prefeita Esmênia Miranda e de diversas autoridades.

“Mais uma grande obra entregue na gestão Eduardo Braide para São Luís, e que vai proporcionar melhoria no atendimento e nas condições de trabalho dos profissionais, fortalecendo a assistência na saúde do nosso município, tudo construído e pensado com qualidade e em benefício da população. Pela primeira vez teremos, fora do Hospital Universitário, especialidades como Pneumologia, Espirometria, para pacientes com doença pulmonar, além da saúde do homem, da mulher, da criança e do idoso, ou seja, todos os ciclos de vida contemplados nos serviços que compõem este novo centro de saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Melhorias

A série de intervenções realizadas no hospital inclui serviços de infraestrutura elétrica, hidráulica e sanitária, novos revestimentos, forros, calçada, climatização, instalação de portas, esquadrias, nova pintura com adequação de paisagismo, auditório, sala de gesso, entre tantas outras.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, falou de todo o cuidado e atenção que a gestão municipal teve com cada uma das necessidades da Unidade.

“O prefeito Eduardo Braide acompanhou cada etapa da obra, nos vários sábados de visitas que realizamos com toda a equipe. A nova estrutura do Paulo Ramos é fruto de muito trabalho e um cuidado gigantesco com a saúde do município de São Luís, uma das principais preocupações desta gestão”, disse o titular da Semosp.

Novas especialidades e serviços

A diretora da Unidade, Bianca Lima, explicou que além das melhorias em serviços que já existiam, a unidade conta agora conta com a inclusão de novos exames, especialidades e uma linha de cuidado para pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Além da estrutura física que estava bastante comprometida, a gente teve a incorporação de mais especialidades e serviços também como exames de Ultrassom, Eletrocardiograma, Espirometria e Exames Laboratoriais. E, hoje, conseguimos atingir quatro públicos, a saúde do homem, da mulher, do idoso e da criança, e, além disso, estamos trazendo um novo serviço no município que é a linha de cuidado ao AVC, para os pacientes poderem fazer o acompanhamento com o neurologista”, explicou a diretora.

O novo Centro de Saúde Paulo Ramos conta com as especialidades em Clínica Geral, Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia; Medicina do Trabalho, Neurologia, Ortopedia, Obstetrícia e Ginecologia, Pneumologia, Pediatria, Fonoaudiologia, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Laboratório, Imunização, Laudo Caracterizador (avaliação biopsicossocial para atestar a condição de deficiência de determinado paciente), Urologia.

Além disso, há equipe especializada no cuidado ao AVC para pacientes que sofreram com Acidente Vascular Cerebral fazerem o acompanhamento com o neurologista e pacientes que fazem o tratamento de Fibromialgia.

A unidade realiza, também, exames de Ultrassom, Eletrocardiograma, Espirometria e exames laboratoriais diversos.

Pessoa Com Deficiência - Laudo Definitivo

O novo Centro de Saúde Paulo Ramos conta, a partir de agora, com um serviço inédito na capital: a implantação do Laudo Caracterizador, também conhecido como Laudo Permanente. A iniciativa do prefeito Eduardo Braide, que regulamentou a LEI 6.986 de 21 de abril de 2022, vai trazer mais tranquilidade para as pessoas com deficiência que precisavam refazer o laudo que tinha período de validade. Agora, o laudo é definitivo e comprova as deficiências física, mental, intelectual e sensorial.

O secretário da pessoa com deficiência (Semeped), Carlivan Braga, explicou como isso se dará na prática.

“Mais um presente que estamos recebendo hoje do prefeito Eduardo Braide, na área da saúde, aqui neste local e que vai servir para que as pessoas com deficiência possam expedir o seu lado permanente, que hoje está regulamentado por lei. A partir de agora, os órgãos e secretarias municipais de São Luís não poderão mais estipular um prazo de validade para os laudos médicos que atestam a condição da pessoa com deficiência, quando o acesso a bens, serviços ou direitos por eles oferecidos exigir a comprovação dessa condição”, complementou Carlivan. 

Referência em Imunização

Com 82 anos de fundação, o Centro de Saúde Paulo Ramos sempre foi referência em imunização atendendo todas as idades, desde recém nascidos a idosos.

Moradora do Centro desde 2005, a professora de 30 anos, Manoela Barroso, levou o filho Harry, de três meses, para vacinar. A criança foi a primeira a ser atendida com o serviço de vacinação logo na entrega da unidade. A mãe de segunda viagem reforçou a importância que o hospital tem tanto para ela, para família, como agora, para a saúde do seu filho.

“Desde 2005 moro no Centro e todas as minhas vacinas e a do meu filho eu fiz aqui, é um hospital que eu sempre frequentei com minha família e a estrutura está excelente, toda climatizada e a reforma bem feita. Outra coisa boa desse posto é que ele serve tanto para quem mora quanto para quem também trabalha no Centro. O prefeito está de parabéns”, agradeceu a professora que vacinou o filho com as doses da Pentavalente, VIP (Paralisia Infantil) e Rotavírus. Mês que vem, o pequeno retorna para se proteger contra a meningite C.

Também participaram da solenidade, os vereadores Rosana da Saúde (Republicanos), Manoel Filho (Avante) e Marlon Botão (PSB); o secretário municipal de Administração, Diego Rodrigues; o secretário adjunto da Semosp, Thiago Trindade; membros da Associação Maranhense de Fibromialgia; o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Pereira; e toda equipe do Centro de Saúde Paulo Ramos.