Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide melhora qualidade de vida de 54 amputados com entrega de próteses para pacientes de São Luís e outros 22 municípios do MA

29/09/2022 21h29 - Atualizada em 14/10/2022 17h43

Qualidade de vida, autoestima, retorno à vida normal e ao trabalho e benefícios psicológicos profundos. É isso que os 54 usuários da rede municipal de saúde terão após receberem próteses inferiores, entregues pelo prefeito Eduardo Braide, em solenidade no Parque do Bom Menino, nesta quinta-feira (29). A entrega, que reuniu também os secretários de Saúde, Joel Nunes, e da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga, marca a campanha Setembro Verde, mês de luta da pessoa com deficiência.

“Quando eu assumi a Prefeitura de São Luís, eu só criei uma secretaria que foi a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Semeped), que era um compromisso que eu havia firmado com a população. Hoje, esta entrega é um momento feliz, pois significa que essas pessoas se levantarão sozinhas, caminharão sozinhas até a padaria, a casa do amigo, do familiar. É essa a alegria que todos eles me darão ao usarem suas próteses. E esse é um trabalho que será ampliado, para que a gente possa devolver a autonomia, a mobilidade, a dignidade e a qualidade de vida a essas pessoas”, garantiu o prefeito Eduardo Braide.

A entrega contemplou, além de São Luís, pacientes de mais 22 municípios, sendo eles: Tuntum, Governador Nunes Freire, Peri Mirim, Bacabeira, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Barra do Corda, Bananeira, Barreirinhas, Santa Inês, Pinheiro, Colinas, Cachoeira Grande, Lago do Junco, Satubinha, Olinda Nova do Maranhão, Santo Antônio Lopes, Apicum Açu, Chapadinha, Alto Alegre do Pindaré e Vargem Grande.

A Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência de São Luís, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), atende, atualmente, 168 municípios com a oferta de equipamentos fundamentais para garantir mais mobilidade e autonomia.

“Mais um evento voltado para as pessoas com deficiência no Setembro Verde, mês da inclusão. São várias ações realizadas pela Prefeitura, encerrando o mês entregando próteses para pessoas amputadas. A Prefeitura de São Luís, mais uma vez acerta, valorizando cada vez mais a pessoa com deficiência do nosso Município e de vários municípios do Maranhão”, disse Carlivan Braga, secretário da Semeped.

“Mais um dia de muita alegria para a gestão do prefeito Eduardo Braide que entrega mais de 50 próteses de membros inferiores hoje, após quase 10 anos de espera. Essas entregas trazem para estas pessoas dignidade, humanidade e é isso que a gente quer, uma cidade cada vez mais inclusiva”, frisou o secretário da Semus, Joel Nunes.

Vida Nova

A amputação de um membro traz traumas e dificuldades para o exercício de atividades rotineiras e do exercício da profissão. A diarista, Eudalta Nascimento, de 40 anos, do Município de São Luís, conta que estava há um ano e seis meses dependendo das muletas após a amputação da perna esquerda, causada pela diabetes. A ludovicense disse que a sua maior vontade agora é voltar a trabalhar.

“Eu já faço bastante coisa com a muleta, mas com dificuldade, e dependo do meu esposo para algumas coisas. Agora, com minha prótese, eu vou fazer além do que eu já fazia, e uma coisa que eu quero muito é voltar a trabalhar como diarista, minha vitória e alegria hoje é saber que eu vou poder trabalhar”, disse empolgada.

Há oito anos aguardando e ainda dependendo de muletas, João Batista, de 59 anos, morador de Paço do Lumiar, agradeceu e ficou feliz com a entrega.

“51 anos andando com duas pernas e de repente ficar só com uma foi bem difícil, mas agora vai melhorar muito, tô muito agradecido e feliz. É outra vida agora e as muletas eu já vou aposentar”, disse o beneficiário que também teve o membro amputado, devido à diabetes.

A professora, Laurenice Silva Alves, de 52 anos, nascida em Itapecuru-Mirim, teve um acidente com um ônibus escolar e há 22 anos depende de uma prótese que precisou financiar e que já estava precisando de troca. Com 38 anos de profissão, ela deu uma aula de autoestima e incentivo.

“Agradeço ao prefeito Eduardo Braide e gostaria que todos os prefeitos em todas as prefeituras fizessem isso, porque a maioria dessas pessoas são do interior, mas nem todos os prefeitos têm a coragem que o prefeito Braide tem. Eu precisei fazer empréstimo para comprar a minha antiga prótese e continuar dando aula, então eu quero que todos que estão aqui se sintam assim, capazes, e que tenham a certeza que são lindos e maravilhosos”, disse a professora.

Serviço

Para requerer uma prótese é preciso fazer uma solicitação junto à Semus, por meio da apresentação de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Após esta primeira etapa, o solicitante passa por uma avaliação médica que verificará o estado de saúde e determinar se a pessoa está apta a receber o equipamento. Atualmente, a fila para recebimento de prótese transtibial está zerada, ao passo em que alguns ainda aguardam pela entrega da prótese transfemural.

A distribuição dos equipamentos foi iniciada em 2013, porém, logo depois foi suspensa, sendo retomada agora na gestão do prefeito Eduardo Braide. Só este ano, já foram entregues mais de 70 próteses pela Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, garantindo mais autonomia e mobilidade a pacientes da capital e também do interior, influenciando diretamente a garantia da seguridade social não só em São Luís, mas também no Maranhão.