Programa “Saúde Já" completa um ano de funcionamento

27/06/2022 18h01 - Atualizada em 03/07/2022 21h19

O Ambulatório de Especialidades Médicas “Saúde Já”, implantado pela a Prefeitura de São Luís em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-MA), completou um ano de funcionamento. Neste tempo, o programa realizou mais de 15 mil consultas e 121 mil exames, entre tomografias, ultrassonografias, mamografias, eletrocardiogramas, eletroencefalogramas, raio x,  exames laboratoriais e preventivos ginecológicos. A média de atendimentos médicos realizados por mês é de 1.250.

Para celebrar a ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nesta segunda-feira (26), uma solenidade, no prédio da APAE, onde o ambulatório está localizado. “É muito satisfatório observar os bons frutos desta parceria entre a Prefeitura de São Luís e a APAE, por meio da iniciativa do prefeito Eduardo Braide, que com muita sensibilidade desenvolveu este projeto a fim de garantir mais assistência à saúde da população. Nossa expectativa é melhorar ainda mais, nos próximos anos, os serviços ofertados com o intuito de oferecer uma saúde cada vez mais digna à nossa gente”, afirma o secretário de Saúde, Joel Nunes.

Entre as especialidades médicas estão cardiologia, clínica geral, endocrinologia, ginecologia, pediatria, reumatologia, neurologia, hebiatria, ortopedia, cirurgia vascular, psiquiatria, psicologia, serviços de nutrição, práticas integrativas e complementares, enfermagem e serviço social. Os atendimentos devem ser agendados por meio da Central de Marcação de Consultas (Cemarc).

Para a supervisora de vendas, Rafaela Patrícia, de 29 anos, uma das características do serviço oferecido é a praticidade dos atendimentos e a atenção dos profissionais. “O atendimento é excelente. Gosto muito da praticidade e agilidade, além da competência dos profissionais. É perceptível o amor e o carinho com que as equipes realizam o trabalho. Desde que meu filho nasceu, trago ele para consultar aqui”.

A coordenadora do programa, Gisele Bayma, destaca que as principais metas estabelecidas na gestão das equipes de profissionais do ambulatório é o oferecimento de atendimentos mais práticos e humanizados à população.

“Em um ano nós tivemos grandes desafios, mas também grandes conquistas. Buscamos sempre focar na humanização do trabalho, em servir bem aos pacientes, e também na agilidade dos processos. Acredito que temos alcançado isso, durante este tempo, e pra nós é muito gratificante”, afirma.

Proposto pelo plano de governo do prefeito Eduardo Braide, o programa “Saúde Já” foi iniciado no dia 25 de junho de 2021, em parceria com a APAE. O presidente da instituição, Sebastião de Almeida Rolim, explica que a parceria permite o funcionamento do ambulatório nas instalações da associação.

“Em 2016, o prefeito Eduardo Braide, até então deputado, nos fez uma visita para conhecer o espaço e avaliarmos de que forma poderíamos usar isso a favor da população. Felizmente, este projeto se tornou realidade logo no início da gestão, e tanto para nós quanto para a população, esta parceria é de grande valia. O Saúde Já é uma verdadeira referência para outras instituições”, afirma.