Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís promove ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde

07/04/2022 17h37 - Atualizada em 27/04/2022 19h48

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde (Semus) promoveu, na manhã desta quinta-feira (7), no Parque do Bom Menino, uma série de ações voltadas à conscientização sobre a importância das pessoas adotarem hábitos de vida mais saudáveis.

As ações foram realizadas pela Coordenação de Vigilância em Saúde da Semus, por meio do projeto Mexa-se, iniciativa desenvolvida há um ano pela gestão do prefeito Eduardo Braide, para estimular a prática de hábitos saudáveis entre a população da capital (veja box).

Além de dança e palestras educativas, a programação do evento contou também com avaliação nutricional, aferição de pressão, realização de testes rápidos para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) e ações educativas em saúde.

“A melhor forma de destacar e celebrar o Dia Mundial da Saúde, essa data tão importante dentro do nosso calendário, é fortalecer a conscientização das pessoas sobre a necessidade e benefícios de fazer uma atividade física regular. O corpo humano é uma máquina, e para funcionar bem, precisa estar em constante movimento”, ressaltou o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes.

Prevenção

O coordenador de acesso comunitário da Semus e do projeto Mexa-se, Júlio César dos Santos, aponta outro aspecto significativo trazido pela prática regular da atividade física, a prevenção de doenças.  “As atividades físicas são o melhor remédio para a saúde de qualquer pessoa, pois conseguem reduzir os fatores que levam ao aparecimento de doenças crônicas perigosas, entre elas a hipertensão e a diabetes”, observa Júlio Santos.

“Hoje a saúde pública no mundo inteiro está comprometida pelo sedentarismo entre todas as faixas de idade”, explica a instrutora de Educação Física do projeto Mexa-se, Cíntia Rodrigues. Por conta disso, avalia a instrutora, a atividade física passou a ter um papel bem maior dentro das políticas públicas de promoção da saúde.

“O incentivo à prática da atividade física tem uma importância fundamental na melhoria dos indicadores de saúde entre todas as populações. Quando a pessoa se movimenta, seja por meio da prática de esportes ou mesmo trocar o elevador pelas escadas, por exemplo, ela fica menos vulnerável ao aparecimento de doenças, principalmente às relacionadas ao aumento da idade”, reforça a professora.

Foi o que aconteceu com a dona de casa Maria José Pereira, 57 anos. Há exatamente um ano, ela entrou para o projeto Mexa-se, e agora sente no corpo os efeitos benéficos de sua mudança de atitude. “Estava obesa, à beira de me tornar diabética. Depois que entrei no Mexa-se, consegui diminuir de peso, passei a fazer atividade física e hoje me sinto muito mais disposta para tudo”, comemora.

Saiba mais: Projeto Mexa-se

Iniciado em abril de 2021, o projeto Mexa-se tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos moradores da capital, por meio da realização de atividades físicas e atendimentos de saúde em espaços públicos da cidade.

Por meio do Mexa-se, o cidadão tem acesso, gratuitamente, à avaliação e educação nutricional, avaliação física, orientação sobre atividades físicas, aulas de yoga e realização das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como auriculoterapia e ventosaterapia. As atividades do projeto acontecem de segunda a sexta-feira, em dois períodos, das 7h às 12h e das 13h às 18h, no Parque do Bom Menino, localizado no Centro da cidade.