Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís realiza operação para garantir qualidade de pescados comercializados na Semana Santa

05/04/2022 17h39 - Atualizada em 27/04/2022 19h48

Com a proximidade da Semana Santa, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou, nesta terça-feira (5), a Operação Pescado, visando vistoriar e atestar a qualidade dos peixes e frutos do mar comercializados na capital. No primeiro dia dos trabalhos, os fiscais da Vigilância Sanitária municipal vistoriaram as principais feiras, mercados e supermercados das áreas dos bairros João Paulo e Anjo da Guarda. A ação segue pelos próximos dias em diversos estabelecimentos espalhados pela capital.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, explica que o foco da fiscalização é a orientação. “A Semana Santa é um período de maior consumo de peixes e mariscos e a comercialização precisa estar em conformidade com os padrões sanitários; por isso, os feirantes são orientados sobre armazenamento, manipulação e o modo de exposição desses produtos. E a Prefeitura vai continuar com a ação para garantir que a população tenha produtos com qualidade na mesa durante a Semana Santa”, afirma.

A fiscalização inclui inspeção do local, do acondicionamento, da higienização dos utensílios, e do gelo utilizado para conservar o peixe, entre outros aspectos. Nas abordagens, os fiscais explicam as boas práticas. Quando constatadas irregularidades que comprometam a segurança alimentar, os produtos podem ser inutilizados.

O diretor de fiscalizações da Vigilância Sanitária, Allysson Sousa, diz que o trabalho tem boa receptividade dos feirantes, mas a população também deve estar atenta. “Em geral, os estabelecimentos corrigem as irregularidades, mas o consumidor pode observar alguns detalhes para garantir a compra de um produto que não ofereça riscos à saúde, verificando se há alterações na cor ou a presença de manchas escuras no peixe, se as escamas estão firmes. Além de ver as condições gerais de higiene do local onde está o pescado é comercializado”, orienta.

Dicas para o consumo de peixes e mariscos

- O peixe deve ter a cor viva, a carne firme e os olhos saltados e bem brilhantes.

- As escamas do peixe devem sempre estar bem aderidas à pele e não podem estar escuras.

- As guelras devem estar avermelhadas e com brilho.

- Camarões devem ter sua coloração natural e crustáceos, ostras e sururus devem estar bem fechados.