Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de São Luís comemora o Dia das Crianças com o Parque da Diversão, no Parque do Bom Menino

12/10/2021 17h37 - Atualizada em 18/10/2021 14h38
Secom

Foi em clima de alegria e criatividade que a Prefeitura de São Luís realizou, nesta terça-feira, 12 de outubro, quando é celebrado o Dia das Crianças, o Parque da Diversão.

O evento reuniu atividades recreativas, culturais, esportivas, música, além de muitas guloseimas, no Parque do Bom Menino, no Centro. A programação foi especialmente montada para dar um colorido diferente ao sorriso das centenas de crianças de diversas regiões da capital que passaram a manhã se divertindo no local. O prefeito Eduardo Braide, acompanhado de sua família, também participou das atividades.

O Parque da Diversão foi um momento especial para as crianças de 3 a 13 anos de idade que compõem o quadro das escolinhas do projeto Movimento e Resgate, realizado pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), que em parceria com diversos outros órgãos municipais, empresas e entidades da iniciativa privada, proporcionou, das 8h ao meio-dia, um espaço onde cada ambiente guardava uma história, um conto e um sorriso a meninos e meninas da capital.

“Hoje, Dia das Crianças, o Parque do Bom Menino se tornou o Parque da Diversão, onde crianças de toda São Luís puderam assistir a apresentações de palhaços, participaram de contação de histórias, fizeram pintura corporal, aprenderam um pouco mais com as oficinas e se deliciaram com pipoca, sorvete, algodão doce e muito mais. A nossa ideia foi que hoje toda criança pudesse fazer aquilo que mais gosta: brincar. Queremos que esta ação chegue a diversos pontos da cidade. Assim, teremos uma São Luís mais humana e inclusiva, garantindo e respeitando o direito à infância”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito Eduardo Braide acompanhou toda a programação do Parque da Diversão ao lado de sua esposa, Graziela Braide, e de seus três filhos: Maria Antônia, Luís Eduardo e Manoela, que também aproveitaram para se divertir com as brincadeiras oferecidas no parque.

Quem também conferiu de perto todas as atividades foi a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, junto de seu esposo, Sandro Ribeiro, e de sua filha, Sofia.

“O Parque da Diversão, promovido pela Prefeitura de São Luís e seus parceiros, trouxe muita diversão para as crianças neste dia tão especial, que é o dia delas. Todos puderam curtir a apresentação de palhaços, participar de diversas brincadeiras, brincar no pula-pula, na cama elástica e se fartar com muitas guloseimas. Reunimos aqui tudo que as crianças gostam para que este dia seja inesquecível para elas”, disse.

Programação

A programação do Parque da Diversão foi aberta com a apresentação do palhaço Big Big, que divertiu as crianças com suas brincadeiras, piadas e animação. Em seguida, foi a vez da trupe do Circo Tá Na Rua que colocou os pequenos para gastar toda a sua energia com jogos de diversos tipos.

Os baixinhos ainda puderam personalizar o visual com pintura corporal, participar da oficina de dança, capoeira e percussão, realizada pelo Grupo de Dança Afro Malungos (GDAM).

Encerrando a programação, a Banda Vagalume colocou todo mundo para cantar e dançar ao som do seu repertório de músicas infantis.

O titular da Semdel, Ricardo Diniz, afirmou que o Parque da Diversão seguirá para outras áreas da cidade em outros momentos, proporcionando às crianças o que elas mais gostam e deveriam fazer: brincar. “A determinação do prefeito Eduardo Braide é fazer de São Luís uma cidade inclusiva e mais humana. E não se pode fazer isso sem pensar nas nossas crianças. Por isso, este evento de hoje, no Parque do Bom Menino, reunindo crianças de diversas comunidades para brincarem. Vamos levar esta ideia para outros pontos da cidade para que toda criança de São Luís tenha a oportunidade de ser feliz”, informou.

Brinquedos e Guloseimas

Para o Parque da Diversão ser completo, também foram espalhados brinquedos por todo o Parque do Bom Menino. As crianças se dividiam entre os pula-pulas, camas elásticas, escorregadores e piscinas de bolinhas.

E para tornar tudo ainda mais gostoso, foram distribuídos picolés, pipoca, cachorro-quente, cremosinho, mini-pizza, algodão doce, além de refrigerante e água para aliviar o calor.

Animação

As crianças eram só animação em meio a tantos atrativos. Mariana Sampaio, 9 anos, participou de diversas atividades.

“Já brinquei no escorregador, comi algodão doce, fiz pintura. Estou achando tudo muito legal”, contou a pequena, que escolheu pessoalmente o desenho de uma borboleta rosa para ser pintado em seu rosto.

Já Ronald Azevedo Moraes, 10 anos, aproveitou para fazer algo que gosta muito: dançar. Ele foi uma das dezenas de crianças que participaram das oficinas do GDAM. “Eu gosto muito de dançar reggae e quando cheguei e vi que estão ensinando pedi para a minha mãe me trazer”, comentou.

Todos os protocolos sanitários foram seguidos durante o Parque da Diversão. O uso de máscara era obrigatório e, para os eventuais desatentos, o Serviço Social da Indústria (Sesi), um dos parceiros da Prefeitura de São Luís no evento, estava disponibilizando máscaras de tecido, máscaras descartáveis e álcool em gel.

Entrega de brinquedos

Também foi feita a distribuição de 320 kits de brinquedos, a entrega de 450 cata-ventos e escovas de dentes para as crianças por meio da entrega prévia de senhas. Esta distribuição integra as parcerias entre a Prefeitura de São Luís e a Câmara de Comércio Chinesa no Maranhão.     

Por meio deste trabalho, no último dia 8, as 20 crianças da Unidade de Acolhimento Acolher e Amar, localizada no Cohatrac e mantida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), receberam um kit com, pelo menos, cinco brinquedos, fruto da articulação da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) com a Câmara de Comércio Chinesa no Maranhão, que doou, ainda, cestas de alimentos.

Parceiros

O Parque da Diversão foi uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Semdel, e com o apoio das secretarias municipais de Cultura (Secult), Trânsito e Transportes (SMTT), Meio Ambiente (Semmam), Turismo (Setur), Comunicação (Secom), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Saúde (Semus), Segurança com Cidadania (Semusc) e Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes).

Foram parceiros da Prefeitura na realização do evento o GDAM, Sesi, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Associação Comercial do Maranhão (ACM) e a empresa River.

Acompanharam a programação, os vereadores Marcial Lima (Podemos), líder do Governo na Câmara Municipal de São Luís, Ribeiro Neto (PMN), Karla Sarney (PSD), Silvana Noely (PTB) e Marlon Botão (PSB).

Os secretários municipais de Trânsito e Transportes, Cláudio Ribeiro; Administração, Diego Rodrigues; Comunicação, Igor Almeida; Meio Ambiente, Karla Lima; Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; Cultura, Marco Duailibe; Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo; Turismo, Saulo Santos; Educação, Caroline Marques Salgado; Informação e Tecnologia, Felipe Falcão; da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; e o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Walber Pereira, também estiveram presentes do Parque da Diversão.