Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide entrega Unidade Básica de Saúde (UBS) Batista Matos, no bairro Alemanha

01/10/2021 13h56 - Atualizada em 06/10/2021 23h10
Secom

O prefeito Eduardo Braide tem reestruturado e ampliado a rede municipal de saúde de São Luís e inaugurou, na manhã desta sexta-feira (1º), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Batista Matos, no bairro Alemanha.

O novo centro de saúde vai garantir atendimento próximo de casa para os moradores da região com serviços como consultas médicas e odontológicas, exames como ultrassonografia e eletrocardiograma, entre outros, que vão proporcionar mais saúde para a cidade. A unidade funcionará na casa onde viveu o vereador Batista Matos, que faleceu em março deste ano. 

“Nesta casa, o vereador Batista Matos e sua família viveram e sonharam com uma São Luís melhor para todos. Esta unidade de saúde é a concretização de um desses sonhos, por isso, estou muito feliz de estar aqui hoje. Aqui, continua sendo a casa de Batista, mas de uma forma diferente porque agora ela também é a casa de toda a comunidade da Alemanha e região, que terá aqui acesso a atendimento em saúde de qualidade, podendo fazer suas consultas, exames, receber medicamentos, entre outros serviços, de forma humanizada e perto de suas casas”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

O prefeito Eduardo Braide, a vice-prefeita Esmênia Miranda, e os secretários municipais de Saúde, Joel Nunes, e de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, foram homenageados por Liana Matos, viúva de Batista Matos, em agradecimento pelo atendimento ao pedido feito ainda em vida pelo vereador para a implantação da unidade. 

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, ressaltou a importância da unidade de saúde. “Muitas vezes, as pessoas deixam de buscar atendimento porque não têm o serviço em seu bairro, próximo de sua casa. Agora, os moradores da Alemanha e dos bairros da região contam com uma unidade de saúde totalmente nova, com todos os equipamentos e profissionais necessários para prestar um atendimento de qualidade. Esta é uma das metas dessa gestão: garantir o acesso de todos à saúde”, afirmou. 

Também participaram da entrega da unidade de saúde, o vereador Antônio Garcez (PTC); e o secretário-adjunto de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semuhr) e diretor da Blitz Urbana, Ashbel Muniz.

Estrutura

A UBS Batista Matos fica localizada na Rua Zoé Cerveira, no bairro Alemanha, na casa onde foi a primeira residência do jornalista e vereador Batista Matos. Quando vivo, Batista decidiu doar a sua casa para dar espaço a um posto de saúde no bairro, até então inexistente, por entender os benefícios que uma obra como esta traria para a população. 

Para receber a unidade de saúde, a casa precisou passar por obras e intervenções para adaptar o espaço para o novo uso. O trabalho foi executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). 

A UBS conta com recepção, sala de triagem, farmácia, consultório médico, de enfermagem e odontológico, sala de curativo, sala de vacina, além de banheiro adaptado para uso por pessoas com deficiência. Também compõem a estrutura da unidade duas equipes de Estratégia Saúde na Família. 

Serviços

Entre os serviços disponibilizados, estão o acompanhamento da mulher e da gestante, acompanhamento da criança e do adolescente, acompanhamento do homem e do idoso, acompanhamento do hipertenso e diabético, realização de consultas médicas, consultas odontológicas, consultas de enfermagem e ainda a dispensação de medicamentos básicos e imunização. Também serão ofertados o serviço de ultrassonografia e o exame de eletrocardiograma. 

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, informou que a UBS Batista Matos é uma unidade totalmente nova que está sendo inserida na rede de saúde de São Luís.

“É uma porta nova de acesso aos serviços de saúde municipal e que vai beneficiar, principalmente os moradores do bairro Alemanha e entorno, que antes precisam buscar atendimento em unidades localizadas em outros bairros da cidade. Com isso, ampliamos a atenção primária, que é uma das principais metas da gestão do prefeito Eduardo Braide”, disse.

Homenagem a Batista Matos

Devido a complicações de um câncer, o vereador veio a óbito, no dia 31 de março de 2021, mas isso não impediu que sua esposa, Liana Matos, e sua mãe, Clenir Matos, procurassem pelo prefeito Eduardo Braide para apresentarem o projeto.

Para a esposa, a sensibilidade com que o Prefeito a ouviu e a realização do projeto lhe trazem o pleno sentimento de gratidão. “Somos eternamente gratos a Deus, ao prefeito Eduardo Braide, ao secretário de Saúde, Joel Nunes, e a toda equipe da Prefeitura de São Luís, por dar continuidade a esse lindo legado que Batista nos deixou, concretizando esse sonho que ele tanto almejava ver realizado, beneficiando tantas famílias de nossa amada cidade, por uma São Luís melhor”, comentou. 

Além de Liana Matos e os filhos do casal, Samuel e Daniel, também estiveram presentes à entrega da UBS Batista Matos, Clenir Matos Viana e Eloy Bispo Ferreira, pais do vereador, e o pastor Joaquim Neto, da Igreja Batista do Angelim, onde ele congregava.

Reestruturação e ampliação da rede de Saúde

A inauguração da Unidade Básica de Saúde Vereador Batista Matos é mais uma ação do conjunto de obras realizadas pela Prefeitura de São Luís a fim de garantir aos usuários da rede municipal de saúde um atendimento mais digno e humanizado, reestruturando e ampliando a rede de atenção primária. 

Desde janeiro deste ano, a gestão o prefeito Eduardo Braide já reformou e requalificou o Centro de Saúde Integrada Janaína; o Novo Pronto Socorro do Anil; Centro de Saúde Bezerra de Menezes (São Francisco); Centro de Saúde Djalma Marques (Ipem Turu); Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins (Residencial Paraíso); Centro de Saúde do São Cristóvão; Centro de Saúde Thalles Ribeiro Gonçalves (Zona Rural); o Centro de Saúde da Liberdade, onde foi implantado o primeiro Centro de Atendimento ao Hipertenso e ao Diabético da rede municipal de São Luís; o Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado na sede da APAE São Luís; e o Centro de Saúde João Paulo

Também foram entregues três centros municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves localizados no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda); Centro de Saúde José Carlos Macieira (Avenida dos Africanos); Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab-Anil); e o Centro de Referência Pós-Covid, na Unidade Mista do Bequimão. 

Por meio destes investimentos, a gestão do prefeito Eduardo Braide conseguiu ampliar de 38% para 60% a cobertura da atenção básica em saúde de São Luís.