Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide entrega Novo Pronto Socorro do Anil totalmente reformado e com serviços médicos ampliados

08/09/2021 17h42 - Atualizada em 11/09/2021 10h53
Secom

No dia do aniversário dos 409 anos de São Luís, o prefeito Eduardo Braide entregou mais um importante presente para a cidade: a ampla reforma realizada no Novo Pronto Socorro do Anil. A unidade de saúde também foi reequipada e teve equipe médica e serviços ampliados. Com a obra, a partir de agora, a população terá melhor atendimento na atenção básica e de emergência. 

“Hoje, dia em que nossa cidade comemora 409 anos, estamos dando mais um presente à cidade, que é a entrega do Pronto Socorro do Anil totalmente reformado, com novas especialidades médicas e com toda a estrutura necessária para garantir atendimento mais humanizado à nossa população. Estamos investindo para reestruturar a nossa rede de atenção básica, ampliando a saúde preventiva e fortalecendo o cuidado com a nossa população”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e de autoridades. 

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, falou sobre a importância da unidade de saúde. “O Pronto Socorro do Anil atende a um número grande de pessoas da região e de outras áreas da cidade e estava precisando de uma reforma completa. Entregar o novo posto neste dia tão especial, que é o aniversário da cidade, mostra o compromisso da nossa gestão em cuidar das pessoas”, disse. 

Os vereadores Gutemberg Araújo (PSC), 1º vice-presidente da Câmara Municipal; Fátima Araújo (PCdoB); Ribeiro Neto (PMN); Álvaro Pires (PMN); Octávio Soeiro (Podemos) e o titular da Semosp, David Col Debella, também participaram da entrega do novo Pronto Socorro do Anil. 

Requalificação

A reforma da estrutura física da unidade foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que fez a modernização de toda a rede elétrica, implantação de climatização em todos os ambientes, melhorias na rede hidráulica e sanitária, nova cobertura, pintura interna, externa e as dependências físicas foram readequadas para a melhor prestação dos serviços. 

A unidade, que antes funcionava para atendimento de urgência e emergência, agora conta com um Ambulatório de Especialidades Médicas, que traz para dentro da comunidade novos serviços de saúde, como cardiologia, ginecologia, pediatria, dermatologia, além do clínico geral. A melhoria e ampliação dos serviços também vai possibilitar com que o cidadão consiga marcar consulta e exames no próprio local. 

Estrutura

O Novo Pronto Socorro do Anil conta agora com sala para classificação de risco do paciente, sala de medicação, sala de estabilização com dois leitos, sala de observação com quatro leitos, farmácia, serviço social, sala de curativo, sala de vacina e quatro consultórios. 

Entre os serviços médicos oferecidos na unidade estão exames preventivos, planejamento familiar, saúde do adulto, hipertensão, imunização, puericultura, curativo, vigilância epidemiológica e serviço social. 

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, afirmou que agora a unidade está totalmente preparada para garantir atendimento de qualidade.

“O Pronto Socorro do Anil é uma unidade de saúde histórica, com décadas de funcionamento e passa pela sua primeira grande reforma. Além disso, conseguimos trazer para a unidade serviços que não eram oferecidos. O paciente que precisa de atendimento emergencial agora conta com uma unidade totalmente equipada para garantir atendimento de qualidade”, assegurou. 

Melhoria dos serviços

A obra de requalificação e a inclusão de serviços têm o objetivo de garantir aos moradores da região do Anil mais conforto durante o atendimento e mais acessibilidade aos serviços de saúde especializados. 

“Todos nós, usuários do SUS e moradores do Anil e imediações, ficamos muito felizes com essa reforma realizada pela Prefeitura de São Luís. A estrutura do posto estava completamente deteriorada. Há muito tempo aguardávamos por uma ação que desse fim aos problemas físicos dela. Portas, janelas e gradeados estavam completamente danificados, o banheiro era insalubre e os equipamentos estavam todos danificados. Agora, com a reforma, mais parece um novo posto, e isso nos deixa muito seguros, pois, pela primeira vez, temos um local de atendimento em saúde digno”, disse Vinicius Gomes, morador do Anil.