Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito Eduardo Braide acompanha funcionamento dos postos de vacinação contra Covid-19 em São Luís

17/06/2021 17h13 - Atualizada em 22/06/2021 11h09
Secom

Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19 em São Luís, o prefeito Eduardo Braide tem acompanhado de perto o atendimento em todos os pontos de imunização da cidade. Nesta quinta-feira (17), ele acompanhou a vacinação dos jovens de 23 anos na zona rural e na região da Cidade Operária.

São Luís é a capital brasileira que lidera a vacinação contra a Covid e, na quarta-feira (16), bateu novo recorde no número de vacinados, chegando à marca de 22.694 em um único dia. Na sexta-feira (18) será a vez da vacinação de quem tem 22 anos. 

“Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19, em São Luís, estamos acompanhando de perto toda a execução do Plano Municipal de Vacinação para que a população seja atendida com conforto e segurança, tendo garantida a sua dose de vacina. Estamos batendo recordes diários na aplicação de doses e em mais alguns dias teremos toda a nossa população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A primeira parada do prefeito Eduardo Braide foi no Centro Municipal de Vacinação (CMV) montado no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Distrito Industrial, localizado no KM 5 da BR-135, no bairro Tibiri, para facilitar o acesso dos moradores da Zona Rural à vacina. Com uma estrutura de três salas de vacinação, o local aplica, em média, 1.500 doses diárias do imunizante. 

Lá ele acompanhou o atendimento de jovens como Patrícia da Silva Souza, 23 anos, que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca. “Eu estou muito feliz, de verdade. Estava esperando por essa vacina desde o primeiro dia e finalmente chegou minha vez”, comentou. 

O prefeito também vistoriou os postos montados na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No CMV montado no local, cinco salas de vacinação atendem de forma simultânea, chegando a somar mais de duas mil doses diárias de vacinas aplicadas. No drive-thru, a fila de carros estava tranquila. Os dois pontos atendem principalmente os moradores da região da Cidade Operária. 

Luiza Helena de Almeida Castro, 23 anos, foi uma das jovens atendidas hoje no CMV UEMA. “Estou grata por ter podido me vacinar antes do que imaginei. Esperava receber a primeira dose lá para dezembro e antes do fim do ano já estarei com as duas doses”, comemorou. 

São Luís é a capital brasileira com a vacinação mais adiantada no Brasil. Para isso, o prefeito Eduardo Braide determinou a realização de vacinação em massa da população e adotou diversas estratégias para garantir o sucesso da campanha. Atualmente, a cidade conta com nove pontos de vacinação, atendendo ao longo de todo o dia e distribuídos em todas as regiões da cidade. 

Atualmente, São Luís está vacinando o público por faixa etária. Na sexta-feira (18), devem se vacinar todas as pessoas que têm 22 anos e residem na cidade. A vacinação por faixa etária decrescente irá seguir até que toda a população maior de 18 anos tenha tomado a primeira dose do imunizante. Após esta etapa serão feitas novas segundas chamadas para quem ainda não conseguiu tomar a primeira dose. 

Desde o início da campanha de vacinação em São Luís, no dia 19 de janeiro, já foram aplicadas 639.391 mil doses de vacinas. Já são 524.500 mil pessoas com a primeira dose e 114.891 mil pessoas com as duas doses já aplicadas. São Luís tem batido recordes diários de vacinação. Somente na quarta-feira (17) foram vacinadas 22.694 mil pessoas.