Secretaria Municipal de Saúde

Coordenação de Vigilância Sanitária

Conceito: Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde abrangendo:

- Controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendida todas as etapas e processos, da produção ao consumo;

- Controle da prestação de serviços que relacionem direta ou indiretamente com a saúde (Lei 8080/90).


Endereço: Avenida dos Franceses, S/N Alemanha – CEP: 65.063-281

vigilanciasanitaria.sves@semus.saoluis.ma.gov.br

 

Áreas de atuação da Vigilância Sanitária:

Serviços de Vigilância Sanitária:

1. Análise de Projeto Básico de Arquitetura – PBA; 
2. Licenciamento Sanitário Inicial; 
3. Renovação de Licença Sanitária; 
4. Solicitação de prorrogação de prazo para cumprimento de Termo de Intimação; 
5. Registro de reclamação e denúncias; 
6. Solicitação de desinterdição total e/ou parcial de estabelecimento; 
7. Solicitação de dispensa de licenciamento sanitário; 
8. Solicitação de Termo de Compromisso; 
9. Solicitação de segunda via de licença; 
10. Solicitação de inspeção sanitária para fins de certificação de boas práticas no 
âmbito da ANVISA; 
11. Solicitação de abertura ou fechamento de livro para escrituração de produtos da 
Portaria nº 344/1998, e 
12. Envio de mapas de medicamentos controlados.

 


protocolo_visa@semus.saoluis.ma.gov.br

1.Resolução;

2. Manual de Orientação para solicitar serviços de Vigilância Sanitária no âmbito do Município de São Luís-MA, por meio digital;

3. Resolução CIB nº 67;

4. Formulários de Requerimento de Serviços de Vigilância Sanitária:
4.1 Requerimento de Serviços de Vigilância Sanitária;

4.2 Declaração CNAE Risco Dependente de Informação – Somente para empresas com atividades econômicas enquadradas no Anexo III da Resolução no 67/2022 – CIB/MA de 27 de maio de 2022:

4.3 Requerimento de Declaração de Dispensa;

4.4 Requerimento de Prorrogação de Prazo para cumprimento de Termo de Intimação;

4.5 Requerimento de Desinterdição;

4.6 Ficha de Reclamação – para denúncias/reclamações relacionados a higiene, venda de produtos, prestação de serviços, entre outros: