Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeito Eduardo Braide vistoria obras do Hospital Municipal Veterinário de São Luís, primeiro a ofertar atendimento totalmente gratuito aos animais

04/10/2023 17h43 - Atualizada em 11/10/2023 16h58

Com obras bem avançadas, o primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís deverá ser entregue pelo prefeito Eduardo Braide no início de 2024. Localizado na Avenida dos Portugueses, Anjo da Guarda, área Itaqui-Bacanga, a unidade ocupará um espaço de mais de dois mil metros quadrados e será o primeiro hospital com serviços totalmente gratuitos destinado aos animais em todo o Maranhão.

Nesta quarta-feira (4), o prefeito Eduardo Braide visitou as obras iniciadas em dezembro de 2022, a partir do zero, e atualmente apresenta sua estrutura completamente erguida.

"Na data em que celebramos o Dia dos Animais, neste 4 de outubro, vim vistoriar as obras deste presentão que os nossos animais vão ganhar: o primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís. Em breve, nossos amigos de quatro patas terão um local dedicado ao cuidado e tratamento de alta qualidade. As obras estão a todo vapor e nossa meta é entregá-lo no início do próximo ano”, disse o prefeito Eduardo Braide.

O investimento destinado à construção do Hospital Municipal Veterinário é de aproximadamente R$ 2,3 milhões e os serviços estão sendo conduzidos pelas secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh); Obras e Serviços Públicos (Semosp); Saúde (Semus); e Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), esta última, responsável pela elaboração do projeto.

A administração do Hospital Veterinário será de responsabilidade da Semus. "Estamos próximo de inaugurar o primeiro hospital veterinário público do Maranhão, que oferecerá desde consultas básicas até procedimentos especializados. Isso representa uma verdadeira transformação na assistência à saúde dos animais em nosso estado", disse o médico veterinário e coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Semus, Arnaldo Muniz.

O hospital vai contar com estacionamento amplo, quatro consultórios, dois centros cirúrgicos, mais de 30 leitos de internação e recuperação, farmácia e vai realizar exames de raio-x, ultrassom, exames laboratoriais, serviços de prevenção – consultas, exames, vacinação –, atendimentos emergenciais e muito mais.

Os atendimentos serão gratuitos e disponibilizados para pets de famílias cadastradas nos programas sociais do governo, bem como, animais sob tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs), protetores independentes, atuantes na causa animal e sociedade civil.

"As obras do Hospital estão seguindo o cronograma previsto e atendendo ao padrão de qualidade estabelecido para o projeto. Várias atividades estão bastante avançadas e muitos processos de instalação, incluindo reboco interno e externo, além do contrapiso, planejados para o final do ano, serão concluídos antes desse prazo", garantiu o engenheiro Gustavo Lima, da empresa Eduardo Cardoso Engenharia.