Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeito Eduardo Braide entrega Praça do Folclore Valdelino Cécio totalmente revitalizada 

11/07/2023 16h36 - Atualizada em 24/07/2023 15h58
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, na sexta-feira (7), a obra de manutenção, conservação e novo paisagismo da Praça do Folclore Valdelino Cécio, localizada na esquina da Rua do Giz com a Rua João Vital de Matos, no Centro Histórico de São Luís.

A solenidade reuniu autoridades do Município, a viúva de Valdelino Cécio, a arquiteta e professora doutora de Arquitetura pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Margareth Gomes de Figueiredo; e seu filho, Lino Cécio Figueiredo Dias.  A Banda do Bom Menino e o grupo Tambor de Crioula Arte Nossa animaram a solenidade. 

“Assim como a cultura resiste, a Praça Valdelino Cécio também resistiu, mas assim como a cultura renasce, esta praça também renasce como novo espaço de convivência, onde moradores e turistas podem contemplar a beleza de São Luís, mas lembrando sempre da nossa história, pois um povo sem história é um povo sem memória. Esta praça é mais um espaço público que revitalizamos e entregamos à população no Centro Histórico. Cabe a cada um de nós cuidar para que permaneça bonita e preservada”, disse o prefeito Eduardo Braide. 

Na ocasião, o gestor destacou outras obras realizadas no Centro Histórico em sua gestão. “Só na Rua do Giz tivemos a restauração das fachadas dos casarões, entrega de moradias de interesse social, dando vida ao local, implantamos acessibilidade e tornamos ruas adaptadas para pessoas com deficiência, entre outras obras importantes, muitas ainda em andamento”, destacou Braide. 

A requalificação geral dos mais de 900 metros quadrados da praça que homenageia o poeta, advogado, escritor e pesquisador da cultura popular maranhense, Valdelino Cécio, contou com a inserção de painéis que ressaltarão a narrativa sobre o histórico da praça, da vida do homenageado, bem como trecho de um poema de sua autoria.

“É uma alegria ver este espaço totalmente revitalizado. Esta praça tem uma longa história com a cultura popular o Maranhão e Valdelino foi um pesquisador da nossa cultura durante anos. Aqui é uma passagem dele e integra um circuito com o Centro de Cultura Popular, do qual ele foi diretor, a Praça Nauro Machado e tem o final na Feira da Praia Grande. É com esta alegria que vejo que revitalizar esta área é um momento importante para nossa cultura popular”, falou a viúva de Valdelino Cécio, Margareth Gomes de Figueiredo.

“O que a gente quer é que esta praça seja viva, lugar de viver o folclore, os artistas. Que este seja um lugar para as manifestações da cultura. Vamos viver, ocupar este espaço”, completou Lino Cécio. 

Projeto
 
O projeto para a obra da Praça do Folclore Valdelino Cécio foi elaborado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), a execução da obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), e a estabilização e contenção do muro e iluminação pública da área sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Estamos avançando com a defesa do nosso patrimônio e temos o desafio de encher este espaço revitalizado com tambor de crioula, bumba meu boi, poesia, saraus e também de cuidar deste ambiente, principalmente por meio da educação patrimonial para que nossa população, crianças, jovens, estudantes, possam entender porque o Centro Histórico de São Luís é patrimônio mundial, com valor universal excepcional”, frisou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa. 

Também estiveram presentes à solenidade a vice-prefeita, Esmênia Miranda, os secretários Bruno Costa (Semurh); Maurício Itapary (subprefeito do Centro), David Col Debella (Semosp); Marco Duailibe (Secult), Verônica P. Pires (Semispe), Diego Rodrigues (SMTT); Felipe Mussalém (Amdes), Victor Cunha (diretor Blitz Urbana); Walber Pereira (Impur); o deputado estadual Fernando Braide (PSD); superintendente de Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão, Eduardo Longhi; coronel Roberto Filho (BPTUR) e demais autoridades. 

Obras

A restauração da Praça Valdelino Cécio durou oito meses e contemplou o traçado existente, com a substituição do piso em geral, mantendo cores e padrões. Também foi refeito o muro de arrimo e serviços de reparos. A praça teve sua última obra realizada em 2016, quando seu desenho foi alterado, inserindo um novo padrão de mobiliário urbano e iluminação.

Com o atual projeto, os bancos de alvenaria foram recuperados, bem como dois bancos em madeira centrais na praça. Para a conservação e limpeza da área, as lixeiras foram mantidas e pintadas. Além disso, foi instalada uma lixeira no modelo de container em chapa de aço. 

Os canteiros em alvenaria foram reestruturados, o piso teve trechos refeitos com base nos padrões existentes, a calçada foi conservada e limpa. As placas de piso podotátil foram substituídas. Já os pisos da escada de acesso à Praça Nauro Machado receberam pintura na cor do concreto, além dos reparos de trechos pontuais nos filetes em granito.

Na subestação do Teatro João do Vale, foram pintados os pergolados. Já os gradis com portão de ferro foram refeitos com mesmo padrão do existente e receberam pintura. O guarda corpo e as tampas em chapa de aço existentes no gramado receberam essa mesma pintura.

O muro de arrimo da lateral da Rua João Vital de Matos foi reconstruído após a identificação de danos em sua estrutura, devido a uma infiltração. Na parede residual de pedra, que possui um arco em lioz, foi executada a limpeza, com retirada de camadas de tinta e resíduos de sujeira.

Quanto ao paisagismo, a grama esmeralda foi conservada. Nos demais canteiros, foram plantadas espécies ornamentais e de forração, além de complementos com cascalho de jardim. 

Saiba Mais

A Praça do Folclore Valdelino Cécio foi construída nos anos 1990, dentro do projeto de revitalização do Centro Histórico. Antes, esse espaço era um terreno vazio, já que os imóveis que ali estavam ruíram.

A estrutura foi intitulada inicialmente de Praça da Pacotilha, devido ao nome do beco que a ladeia. Em 1997, por meio da Lei Municipal nº 3.638, passou a se chamar Praça do Folclore, e hoje, Praça do Folclore Valdelino Cécio, em homenagem ao poeta.