Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeito Eduardo Braide e secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, alinham ações para entrega do Residencial Mato Grosso

06/05/2023 18h16 - Atualizada em 29/05/2023 19h07

O prefeito Eduardo Braide recebeu, na sexta-feira (5), o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, para uma reunião no Palácio La Ravaridère, sede do Executivo Municipal. Na pauta, questões relacionadas à entrega dos imóveis do Residencial Mato Grosso, que faz parte do programa de habilitação do Governo Federal, com execução da Prefeitura de São Luís.

O combate ao déficit habitacional é uma das bandeiras da gestão municipal desde a construção do plano de governo do prefeito Eduardo Braide. O Residencial Mato Grosso será o maior já entregue no Maranhão e terá mais de 12 mil pessoas convivendo na comunidade, uma população maior que a de muitos municípios do Estado.

“Estamos com as obras do Residencial Mato Grosso bem avançadas, em fase de conclusão e esta reunião de trabalho com o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, é uma forma de acelerar ainda mais as obras e garantir, mais uma vez, nosso compromisso em entregar não apenas as casas, mas todos os equipamentos sociais funcionando. Com cada um dos nossos parceiros fazendo a sua parte, este será um empreendimento entregue com qualidade e com a certeza da melhoria nas condições de vida daqueles que vão morar no bairro e também em seu entorno”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Durante a reunião, foram discutidos os detalhes desta fase do empreendimento que é composto por três mil imóveis, bem como melhorais na infraestrutura de toda a região próxima ao residencial. Questões como iluminação pública, segurança, saúde, educação e mobilidade urbana estiveram na pauta da reunião.

Com mais de 90% dos serviços concluídos, o Residencial Mato Grosso, cujas obras são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), terá, além dos imóveis, equipamentos sociais como creches, unidade de saúde, escola, quadras esportivas e praças, entre outros, voltados para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

“Agradeço a parceria com a Prefeitura de São Luís que vai fazer com que este residencial tenha vida, com serviços públicos funcionando. O prefeito Eduardo Braide assumiu a responsabilidade de implantar os equipamentos públicos no bairro, com acessibilidade, mobilidade, iluminação pública e as casas concluídas para que os moradores tenham qualidade de vida. Estou muito feliz por ver que as obras estão sendo bem-feitas, o que é um desejo do presidente Lula, que os brasileiros tenham moradias de qualidade e com acesso a serviços públicos. Também é determinação do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Saio de São Luís muito satisfeito com o que vi”, frisou Hildo Rocha.

Além do prefeito Eduardo Braide; do secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha; e do secretário municipal Bruno Costa; também participaram da reunião na sede da Prefeitura, a superintendente da Habitação da Semurh, Gabriela Melo; os representantes da Caixa, Helvio Penha (gerente de filial da Gerência Executiva de Habitação de São Luís); Lucenita Pereira (superintendente executiva de Habitação); e Victor Nogueira (coordenador de filial de São Luís); o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz; e o diretor da construtora Lua Nova, Alexander Carvalho.

Visita

Antes da reunião, o secretário Hildo Rocha, acompanhado pelo secretário da Semurh, Bruno Costa, e suas respectivas equipes técnicas, fizeram uma vistoria técnica no Residencial Mato Grosso.

“Um projeto grandioso é feito com muitas mãos, então, trazer o Ministério das Cidades para uma visita na qual a equipe pôde ver no local o andamento da obra e todos os esforços que o prefeito Eduardo Braide e os parceiros têm empreendido para que isto seja concretizado, é uma alegria”, observou Bruno Costa.

Os imóveis do Residencial Mato Grosso já foram sorteados e os contemplados concluíram a fase da entrega das documentações. Das três mil residências sorteadas, 1,5 mil foram destinados ao público em geral e os outros 1,5 mil para pessoas com deficiência, idosos, mulheres chefes de família, pessoas em situação de vulnerabilidade social e aquelas que já moram na área do residencial. As casas têm dois quartos, sala, banheiro, cozinha e lavanderia.