Com sorteio das 3 mil casas do Residencial Mato Grosso, prefeito Eduardo Braide avança com política de combate ao déficit habitacional em São Luís
Secom
Dando continuidade à política de combate ao déficit habitacional de São Luís, o prefeito Eduardo Braide sorteou, na manhã desta terça-feira (6), em solenidade no auditório do Palácio La Ravardière, 3 mil casas do residencial Mato Grosso, I, II e III. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube (confira abaixo).
A lista com os sorteados já está disponível na página inicial do site da Prefeitura de São Luís. A ação faz parte do programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh).
Segundo o prefeito Eduardo Braide, toda articulação foi realizada pela Prefeitura de São Luís junto ao Governo Federal para que a construção do residencial fosse retomada e entregue à população com toda estrutura necessária.
“Eu assumi a responsabilidade de entregar ao residencial todos os equipamentos sociais necessários. Estamos construindo creche, escola, unidade de saúde, praças e áreas de lazer, para trazer às famílias mais dignidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Todos os cadastros feitos desde 2018 para o seletivo foram resgatados. Foram mais de 166.380 inscritos, sendo mais de 2.390 inscrições presenciais e mais de 163.990 online. Dos três mil sorteados, 1.500 imóveis foram destinados ao público em geral, e os outros 1.500 às pessoas com deficiência, idosos, mulheres chefes de família, pessoas com vulnerabilidade social, pessoas que já moram na área e demais bairros da região. Além disso, um excedente de vagas (suplentes) também foi sorteado no caso dos titulares não apresentarem a documentação exigida pelos critérios do edital e dentro do prazo estabelecido.
“Após os sorteios, essas pessoas são convocadas a apresentar a sua documentação, e aqueles que tiverem com a documentação em desacordo com o que foi apresentado na inscrição ou não se encaixam com os critérios do edital, serão substituídas pelos suplentes”, disse o titular da Semurh, Bruno Trindade.
As residências são compostas por dois quartos, sala, banheiro, cozinha e lavanderia integrada. A entrega da documentação deverá ser realizada entre os dias 12 de setembro e 11 de novembro de 2022, na Central de Atendimento da Habitação, na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559, bairro Francisco - São Luís. Já a entrega da documentação para os suplentes sorteados será a partir do dia 14 de novembro, no mesmo endereço.
O titular da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), Felipe Falcão, falou da plataforma disponibilizada para o sorteio e da importância do momento para a gestão do prefeito Eduardo Braide.
“É uma alegria fazer parte desse momento em que a gestão do prefeito Eduardo Braide realiza a maior entrega habitacional de sua gestão. A Semit garantiu com que o sorteio fosse feito com transparência e todo o processo teve o apoio da Defensoria Pública e do Ministério Público. É um dia de muita alegria”, disse o titular da Semit.
Sentimento da comunidade
Presente à solenidade e representando os sorteados, Benedito Inácio Monteiro, líder comunitário, de 74 anos, já reside no bairro há mais de 50 e expressou a gratidão de toda a comunidade que espera este momento há anos.
“É um anseio da região e da comunidade a entrega dessa obra. Na nossa região existem famílias carentes que vivem em choupanas e isso vem preencher essa lacuna de habitação da Zona Rural e hoje, graças ao prefeito Eduardo Braide, fomos lembrados e contemplados”, agradeceu.
A solenidade também contou com as presenças dos secretários de Governo, Enéas Fernandes e de Comunicação, Igor Almeida.