Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeitura de São Luís intensifica ações para ordenamento do comércio da Rua Grande

16/11/2021 18h12 - Atualizada em 25/11/2021 10h17
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), via Blitz Urbana, está intensificando ações de ordenamento do comércio formal e informal na Rua Oswaldo Cruz (Rua Grande), no Centro da capital. Nesta terça-feira, 40 agentes de fiscalização percorreram toda a extensão da rua, para averiguar o funcionamento de lojas e de vendedores ambulantes na região. Os trabalhos serão feitos diariamente, das 8h às 18h para proporcionar maior comodidade aos consumidores e comerciantes que frequentam o principal centro comercial da capital. 

O ordenamento do comércio informal é desenvolvido constantemente pela Blitz Urbana em diversos pontos da cidade. Neste fim de ano, contudo, com a expectativa de aquecimento das vendas devido ao período natalino, as ações estão sendo reforçadas, em especial na Rua Grande, por se tratar do maior centro comercial a céu aberto de São Luís, onde o fluxo de vendedores ambulantes também é intenso, conforme destacou o secretário adjunto de Fiscalização da Semurh e diretor da Blitz Urbana, Ashbel Muniz. 

“Nosso objetivo é devolver o passeio público e a via à população que frequenta diariamente a Rua Grande. Para isso nos reunimos com a categoria a fim de identificarmos a melhor forma de agir, principalmente neste período de fim de ano, quando o mercado é reaquecido e o fluxo de consumidores aumenta. À frente da gestão, o prefeito Eduardo Braide compreende a sensibilidade deste tema e é por isso que prezamos sempre pelo diálogo. Desta forma, conseguimos atender tanto às demandas dos ambulantes quanto dos pedestres e deixar a Rua Grande novamente trafegável”, esclareceu. 

A partir de agora, agentes de fiscalização permanecem na via de segunda a sábado, das 8h às 18h, período de funcionamento do comércio. De acordo com o Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de São Luís, a intervenção está sendo bem recebida pela categoria, principalmente por considerar as necessidades dos 350 vendedores informais atuantes na Rua Grande. 

“As ações estão sendo bastante satisfatórias para todos os ambulantes cadastrados. O sindicato e a Blitz Urbana têm mantido o diálogo e, por meio desta parceria, temos conseguido manter uma organização. A Rua Grande é um cartão-postal, é o principal ponto do comércio de São Luís e, para nós que atuamos aqui, o que vier para melhorar nosso trabalho é sempre bem-vindo. Nossa expectativa é de que o ordenamento também favoreça as nossas vendas e garanta um Natal com saldo positivo para todos”, ressaltou Márcio Pinheiro, presidente do sindicato.

Fiscalizações 

Além de direcionar a atuação dos comerciantes informais, os agentes observam, também, a ocupação do passeio público por lojas que costumam expor produtos e mercadorias nas calçadas da Rua Grande. As empresas identificadas nesta situação estão sendo notificadas para que os espaços destinados aos pedestres sejam liberados.

As ações da Blitz Urbana estão sendo bem avaliadas entre os lojistas e a expectativa é que o ordenamento seja mantido, conforme frisou o empresário Luís França. “Nós tínhamos muitos problemas com os ambulantes, mas, agora, com esta organização, ambos os lados têm seus interesses atendidos. O acesso às lojas se mantém livre, sem que ninguém atrapalhe ninguém e todos possam fazer o seu trabalho. Da forma como está organizado, está perfeito”, avaliou. 

Quem também demonstrou satisfação com o ordenamento do comércio da Rua Grande foram os consumidores, que retomaram o acesso livre à via. “Está ótimo. Só de conseguirmos andar sem esbarrar em bancas e produtos, já é muito gratificante”, apontou a aposentada Regina Cantanhede. Outro ponto destacado pelos pedestres foi a liberação da sinalização de acessibilidade. “Agora fica mais seguro para quem precisa do piso tátil para se locomover. Espero que continue assim”, destacou o professor Henrique Moraes. 

Denúncias

Além da presença constante de agentes de fiscalização no local, se mantêm disponíveis à população os canais de denúncia da Blitz Urbana para situações relacionadas ao comércio informal da Rua Grande como de outros pontos da capital. As denúncias podem ser encaminhadas para a Central de Denúncias da Blitz Urbana, por meio do WhatsApp 9130-0353.