Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Prefeitura de São Luís avança com vacinação contra Covid-19 voltada para população em situação de rua 

25/05/2021 17h00 - Atualizada em 26/05/2021 19h04
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio de uma ação conjunta das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), Saúde (Semus), Urbanismo e Habitação (Semurh) e Segurança com Cidadania (Semusc) deu sequência, na noite de segunda-feira (24), à vacinação contra Covid-19 para pessoas em situação de rua. 

"Saímos de dentro das unidades para irmos aos locais até onde esse público se concentra, em locais específicos da cidade. Uma demonstração clara do respeito e compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide para com toda a população de São Luís", disse a secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo.

As equipes de vacinação itinerante percorreram as áreas do Mercado Central, Praça Deodoro e João Paulo. Outras regiões da cidade também serão contempladas. Ao todo, 54 pessoas receberam a primeira dose nessa abordagem, quando foram vacinadas aquelas pessoas em condições e que aceitaram o imunizante. O trabalho de sensibilização continuará para atingir o maior número possível deste público. 

A vacinação deste grupo prioritário foi iniciada na última quinta-feira (20), para as pessoas acompanhadas pelas duas Unidades Especializadas para Atendimento à População em Situação de Rua (Centros POP) dos bairros do Centro e Cohab/Anil. Nesses espaços, 128 pessoas foram vacinadas.

A vacinação foi organizada pela equipe da Semcas, por meio do Serviço de Abordagem Social com a mobilização das pessoas. Os educadores sociais do serviço estão nas ruas fazendo a identificação e encaminhamento dessas pessoas. Também participou da ação a equipe do programa Consultório na Rua, da Semus. 

Lourimario Silva, 52 anos, foi uma das pessoas vacinadas com a primeira dose. "Essa iniciativa de vir ao nosso encontro é muito boa. Porque alguns têm medo, ou não aproveitaram a oportunidade lá na unidade”, ressaltou.