Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação

Equipes da Prefeitura acompanham funcionamento do Centro do Comércio Informal de São Luís

05/05/2021 12h46 - Atualizada em 06/05/2021 17h46
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), esteve, na última terça-feira (4), no Centro do Comércio Informal (CCI) da capital, localizado na Avenida Magalhães de Almeida, Centro, espaço também conhecido como camelódromo. O objetivo foi dialogar com a categoria e identificar as principais necessidades do segmento. Durante a visita, a equipe verificou, ainda, as condições físicas do espaço que tem capacidade para abrigar 250 comerciantes.               

Além de estreitar a relação entre a gestão municipal e o segmento, a vistoria representa um passo importante para a viabilização do ordenamento da área, frequentada diariamente por centenas de ludovicenses que buscam a diversidade de serviços oferecidos no CCI. A expectativa, de acordo com o secretário adjunto de fiscalização da Semurh e diretor da Blitz Urbana, Ashbel Muniz, é promover melhorias de forma conjunta, por meio de parceria com outras pastas. 

“A presença de equipes da Blitz Urbana no Centro Comercial é uma das frentes de atuação do Prefeito Eduardo Braide para reforçar o apoio do Município na prestação de serviço dos comerciantes que trabalham no local. Nesta primeira visita, pudemos identificar pontos críticos que devem ser melhorados com pequenas intervenções da gestão municipal, como a poda de árvores, limpeza e iluminação pública. A partir disso, podemos formar uma força-tarefa capaz de concretizar melhorias que irão atender tanto às demandas dos comerciantes, quanto da própria população que vive no entorno ou frequenta o Centro do Comércio Informal”, apontou.               

Para o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes e Similares de São Luís, Carlos Cunha Santos, que participou do encontro e guiou a vistoria, a parceria é um marco para a categoria, já que “em outras gestões, não houve interesse prático em dialogar com os ambulantes”. Segundo o representante, atualmente o local é a principal fonte de renda para cerca de 100 comerciantes que aguardam por melhorias desde a inauguração do espaço.

Sobre o CCI               

Inaugurado há 13 anos, o Centro do Comércio Informal, localizado na Avenida Magalhães de Almeida, conta com, aproximadamente, 2.700 m² de área. A construção do espaço foi uma solução adotada pela Prefeitura de São Luís para acabar com a ocupação desordenada dos ambulantes no Centro. 

As obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2006 e deveriam ser entregues em outubro daquele ano. A construção do Centro de Comércio Informal custou, aproximadamente, R$ 270 mil, recursos oriundos do Município. O local tem centro administrativo, banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência e idosos, posto de fiscalização do comércio informal, entre outras instalações.