Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide assina Ordem de Serviço para reforma da UEB Rosa de Saron

23/05/2024 09h49 - Atualizada em 03/06/2024 14h18

A comunidade do Cajupary presenciou, nesta quarta-feira (22), o início das obras de reforma e ampliação da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rosa de Saron. A formalização da Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Eduardo Braide, marcando uma nova fase para a instituição e para toda a comunidade.

Com um investimento de R$ 1.611.592,12 do Tesouro Municipal, as obras serão realizadas pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio do programa Escola Nova. O prazo de entrega está estabelecido em 240 dias.

“A realidade da escola a gente começa a mudar hoje. E, na verdade, reforma e ampliação é o nome, porque nós vamos construir uma nova escola. A única coisa que vai ficar aqui é o nome e o endereço, o resto será tudo novo. Vamos aumentar a capacidade, construir novas salas e transformar a U.E.B. Rosa de Saron em uma das escolas mais bonitas de São Luís”, garantiu o prefeito Eduardo Braide, anunciando também, a chegada do programa São Luís no LED, que vai iluminar toda a comunidade.

A Unidade de Educação Básica Rosa de Saron, que atualmente acolhe 220 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano, enfrenta desafios decorrentes de sua infraestrutura antiga e de sua capacidade limitada. No entanto, com as intervenções planejadas, a meta é dobrar essa capacidade, passando a atender 480 estudantes em um prédio moderno e adaptado às necessidades pedagógicas dos estudantes.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós que fazemos parte da Prefeitura. Porque estamos iniciando uma obra que durante muito tempo foi desejada e depois, já na gestão do nosso prefeito, ela passou a ser planejada, projetada e foi incluída no nosso orçamento para a concretização desse sonho. Vamos entregar uma escola nova, ampliada, uma escola que vai ter a sua capacidade de atendimento duplicada, para oferecer a essa comunidade oportunidades de educação ainda melhores”, destacou a secretária da Semed, Caroline Marques Salgado.

Intervenções

Entre as intervenções planejadas, destacam-se: construção de novas salas de aula; criação de espaços adicionais para atividades extracurriculares; modernização das instalações elétricas e hidráulicas; renovação completa do piso e do teto; adaptações de acessibilidade em todo o prédio; construção de um refeitório; instalação de um parquinho com brinquedos; climatização dos ambientes e muito mais.

Moradores e membros da comunidade escolar que há tanto tempo aguardavam por essas intervenções, expressaram sua alegria e gratidão diante do início das obras. José Augusto Costa, diretor da unidade, lembrou o tempo de espera e elogiou o prefeito Eduardo Braide por seu compromisso e sensibilidade com as necessidades da região.

“Essa espera dura mais de cinco décadas e representa uma luta. Todas as administrações anteriores não olharam as necessidades da comunidade do Cajupary. No entanto, você, prefeito, demonstrou sensibilidade por nós. Primeiro, resolveu problemas de acesso à comunidade colocando asfalto. Em seguida, fez o Porto do Cajupary. Agora, concretizou o terceiro sonho: a reconstrução da escola tão esperada por todos. Muito obrigado”, argumentou o gestor

“Mais uma vez o prefeito Eduardo Braide demonstrou esse carinho para a nossa comunidade realizando mais um sonho. Hoje a nossa cidade é um canteiro de obras, e são obras de qualidade. E aqui ficará um legado porque a comunidade vê a qualidade, o carinho e o tratar que o prefeito dá a cada uma dessas obras que nossa comunidade recebeu, porque ele não é um prefeito apenas de gabinete, é um prefeito que acompanha cada detalhe”, declarou o ex-aluno e morador, Jhon Marcos Ferreira.

A professora Maria do Carmo Frazão, reafirmou a gratidão da comunidade pela obra na escola. “Sabemos que o fazer pedagógico não é fácil, e eu coloco a mão no fogo por todos os meus colegas professores que cumprem com afinco a sua função. Então agradecemos de todo o coração, e que maravilha que é a sua gestão. Tudo acontece na hora certa e no momento certo”.

Sarah Costa, aluna do 4° ano, falou em nome de todos os alunos.  “Querido prefeito Eduardo, venho em nome de todos os meus colegas agradecer ao senhor e toda a sua equipe pela reforma e ampliação da nossa escola. Obrigada”.

Também estiveram presentes na solenidade, a promotora de Justiça da Defesa da Educação, Luciane Belo; o secretário da Semsa, Dilmar Araújo; o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o coordenador da Zona Rural, Flávio Foguinho; além de servidores, trabalhadores civis e a comunidade.