Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide entrega completamente reestruturada U.E.B. Amaral Raposo

22/05/2024 10h03 - Atualizada em 03/06/2024 14h18

Nesta terça-feira, (21), o prefeito Eduardo Braide entregou mais uma obra do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Desta vez, foi a U.E.B Prof. José Gonçalves do Amaral Raposo, localizada em Pedrinhas. A escola atende 1.120 estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos matutino, vespertino e noturno. As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Anteriormente, a Prefeitura de São Luís já havia entregue a quadra poliesportiva da escola, que foi completamente renovada, e do prédio destinado à educação infantil, ambos localizados no mesmo terreno. Agora, a U.E.B Prof. Amaral Raposo, que não recebia reformas desde 2002, passou por uma reestruturação completa.

"Hoje, estamos celebrando a entrega de mais uma unidade escolar completamente renovada, com infraestrutura moderna e mobiliário todo novo. A Escola Amaral Raposo é a segunda maior de nossa rede, e esta entrega nos enche de alegria, mostrando que estamos no caminho certo", disse o prefeito Eduardo Braide, prometendo mais melhorias para a comunidade de Pedrinhas, que em breve será contemplada pelo programa São Luís no LED, proporcionando iluminação em LED para todo o bairro.

"Esta gestão está revolucionando a educação em nossa cidade. Essa iniciativa se insere na rede de transformação da educação básica de São Luís, evidenciando um trabalho conjunto que contempla tanto a estrutura física quanto o melhoramento das práticas pedagógicas", frisou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.

Melhorias

A reforma da U.E.B incluiu 17 salas de aula, cozinha, pátio, banheiros, secretaria, salas multifuncionais e demais espaços. As intervenções incluíram a modernização da área administrativa, a revitalização da cozinha e do refeitório, a melhoria de todos os banheiros, a aplicação de novos revestimentos cerâmicos em paredes e pisos, a instalação de novo forro PVC, renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, uma nova pintura e climatização de todos os ambientes.

Adicionalmente, a unidade recebeu a inclusão de novos espaços, como uma biblioteca equipada com sala de informática e uma sala de jogos com tênis de mesa, pebolim, futebol de botão e aero hockey. Foram também acrescentados um coreto com área paisagística e a humanização da área de convivência com arte em grafite dos artistas Luis Gustavo Rosa e Fael Jesus. O prédio inteiro foi projetado com acessibilidade e todo o mobiliário e equipamentos foram substituídos por novos, oferecendo condições adequadas para o ensino e aprendizagem.

"O prefeito nos transmite essa missão de prosseguirmos firmes nesse propósito de renovar todas as escolas da rede municipal, mantendo sempre o padrão de excelência. É essa nossa missão e seguiremos firmes nesse caminho", assegurou David Col Debella, titular da Semosp.

Professores, pais, alunos e membros da comunidade escolar comemoraram a entrega com uma atmosfera repleta de música, dança e poesia. Luane Gabriele (do 9º ano) e Luane Victoria (do 6º ano) entoaram a canção "Bênçãos", de Isadora Pompeo, para dar início à solenidade. Logo após, a professora Andréia Farias Câmara recitou um poema de agradecimento, o qual foi interpretado em forma de toadas pelos alunos da unidade.

O estudante Daivison Nascimento, do 9º ano, fez um rap rimando as melhorias e agradecendo pelas intervenções. “Para todos os presentes a visão que eu quero passar, ele entregou a escola linda, é nosso dever cuidar; o professor me chamou e eu trouxe o moletom porque como ele mesmo disse, na sala nevou; primeiro a quadra e agora a escola nova, muito obrigado a todos os envolvidos nessa obra”, disse, rimando, o aluno.

Representando todos os pais da comunidade, a mãe e ex-aluna da escola, Fernanda Siqueira, afirmou. “Muito obrigada pela construção da nossa escola, prefeito. Um dia eu fui aluna, hoje eu sou mãe de aluno, e só temos a agradecer, agradecer todas as pessoas que trabalharam, dia e noite para entregar a nossa escola com essa qualidade. Muito obrigada”.

“É um dia muito especial para todos da comunidade de Pedrinhas, recebemos a nossa escola novinha em folha. Nós teremos recursos melhores e ambientes climatizados. De fato, era tudo que nós precisávamos ganhar. Estamos e vamos continuar em festa e buscando sempre melhorar os nossos indicadores”, garantiu a professora Fernanda Matos.

Também estiveram presentes na reinauguração, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o secretário da Semsa, Dilmar Araújo; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Chaguinhas (PSD), vereadoras Karla Sarney (PSD) e Rosana da Saúde (Republicanos); o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; os coordenadores da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; a coordenadora do Distrito da Vila Esperança do Tirirical, enfermeira Fátima Sales; além de lideranças políticas e comunitárias.