Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide promove festa em comemoração ao dia Municipal do Agente de Limpeza e lança Patrulha Ambiental

22/05/2024 09h38 - Atualizada em 03/06/2024 14h18
Secom

Para comemorar o Dia Municipal do Agente de Limpeza, celebrado em 16 de maio, a Prefeitura de São Luís organizou um evento neste sábado (18), no Parque do Bom Menino, no Centro. O prefeito Eduardo Braide, ao lado da primeira-dama Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e de secretários municipais, participou da celebração, que começou com um café da manhã e incluiu shows musicais, atividades recreativas, distribuição de prêmios e muita confraternização entre a categoria.  


O prefeito Eduardo Braide agradeceu e exaltou o trabalho dos agentes, destacando a importância desses profissionais na manutenção da ordem e limpeza pública. Durante o evento, Braide também lançou oficialmente a Patrulha Ambiental, uma medida que vai ajudar ainda mais os esforços de manter a cidade cada vez mais limpa.


“Poucos trabalhadores têm a coragem que os agentes de limpeza têm. Onde muitos não querem ir, eles estão lá, mantendo a cidade limpa e em ordem. Minha gratidão e meu respeito, enquanto prefeito, a todos esses profissionais. E, como fruto do meu compromisso com vocês e com a limpeza da cidade, criamos a Patrulha Ambiental para reforçar o trabalho de fiscalização”, acrescentou.


Braide destacou, ainda, que a Patrulha Ambiental, mesmo em fase de implantação, já realizou várias autuações. “Os agentes não estarão sozinhos na luta contra os infratores que sujam a cidade. A patrulha estará a postos para fiscalizar e multar aqueles que não respeitam São Luís”, disse o prefeito.


O secretário da Semosp, David Col Debella, reforçou o compromisso da gestão na valorização desses profissionais. "É uma honra poder reafirmar o compromisso da nossa gestão na valorização dos profissionais que dedicam seu trabalho diário para manter nossa cidade limpa e organizada. Saibam que vocês têm um líder que estará sempre ao lado de vocês. Estamos comprometidos em oferecer as condições necessárias para que possam desempenhar suas funções com dignidade e reconhecimento, pois são verdadeiros herois".


Programação


O evento contou com uma série de atividades e atrações. Já no início da manhã, a categoria foi recebida com um café da manhã, acompanhado de uma apresentação musical do DJ Rogério Mix. No palco, o ator Ted Mac, conhecido como Capitão Limpeza, realizou uma dinâmica interativa com os profissionais.


Houve um momento de oração liderado pelo agente, irmão Natan e sob a regência do maestro Fernando Moucherek, o coral formado por agentes, chamado ‘Vozes da Limpeza’, apresentou a música "Voz da Verdade (Escudo)". Após a apresentação do coral, aconteceu um momento de louvor com os irmãos Manoel Falcão e Claudemir Pereira. Em seguida, Goreth Pereira entregou ao Prefeito Eduardo Braide o certificado do Projeto Cultural Arte e Limpeza dos Garis, desenvolvido com os agentes


Foram disponibilizados um totem e uma cabine fotográfica com emissão de foto instantânea, permitindo que todos pudessem levar uma lembrança do evento. Diversos prêmios foram distribuídos em uma dinâmica e sorteios, incluindo geladeira, churrasqueira, liquidificador, sanduicheira, air-fryer, ventilador, fogão, TV, micro-ondas, entre outros. Por fim, a cantora Fabiana Alves se apresentou até o final do evento, proporcionando entretenimento aos participantes que também desfrutaram de uma feijoada especial.


A programação foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) por meio da Superintendência de Limpeza Pública (Sulip).


O evento, que já virou tradição, foi muito bem recebido pelos profissionais. Raimunda Almeida, com 12 anos de experiência como agente de limpeza, compartilhou sua alegria. “É uma alegria grande e agradeço a Deus por este dia. Todo ano eu venho e ainda estou levando uma sanduicheira pra casa. Bom demais”, comentou ela bem-humorada.


Lissandra Lisboa Costa, também com 12 anos de profissão, expressou sua gratidão. “Este evento é um reconhecimento para nós agentes de limpeza, isso me deixa muito feliz. É uma grande gratidão que tenho junto com todos os meus colegas”. 


José Souza, com três anos na função, ressaltou a alegria de confraternizar. “Se reunir com os amigos com música, comida e prêmios é bom demais. Ainda estou levando uma churrasqueira para casa, tem coisa melhor que isso, só alegria”, falou. 


Também estiveram presentes na comemoração, os secretários Romário Barros (Semdel); Dilmar Araújo (Semsa); Karla Lima (Semmam); Diego Rodrigues (SMTT); o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; a presidente do Ipam, Manuella Oliveira; o presidente do Impur, Walber Filho; o coordenador da Zona Rural, Irmão Dijé; além de Guardas Municipais e servidores. 


 Lançamento da Patrulha Ambiental


A criação da Patrulha Ambiental, com lançamento oficial neste sábado (18), é amparada pela Lei Municipal 6321/19, Decreto 58614/22 e alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da Lei 12305. 


Mesmo antes do lançamento oficial, a Patrulha Ambiental já registrou mais de 2.175 notificações e 352 autos de infração, arrecadando  mais de R$ 40 mil, valor que é destinado às melhorias da cidade. 


Além disso, ações de educação ambiental, beneficiando 885 empresas que receberam orientações sobre o gerenciamento dos seus resíduos, também foram executadas. 


A equipe da Patrulha é composta por 11 guardas municipais cedidos pela Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), apoiados por uma frota de cinco veículos para as operações de fiscalização e intervenção. O time administrativo é composto por 13 profissionais da Semosp, responsáveis pelo planejamento, gerenciamento e análise técnica das atividades da Patrulha Ambiental, garantindo uma abordagem abrangente e eficaz. 


Disk Denúncias


Com o objetivo de fortalecer a fiscalização e a comunicação de denúncias, tanto os agentes de limpeza quanto os cidadãos podem utilizar o Disque  Denúncias ligando para o número (98) 991889990 e reportando possíveis infrações. 


“Em situações de descarte inadequado flagrado, é recomendável que o denunciante colete o máximo de informações possíveis para auxiliar as equipes de monitoramento. Detalhes como endereço da ocorrência, foto da placa do veículo e da ação de descarte são alguns exemplos importantes”, informou o coordenador da Patrulha Ambiental, Raimundo Neto.


Relevância da Vigilância Ambiental


É Importante ressaltar que a Patrulha Ambiental é uma iniciativa que traz muitos benefícios para São Luís, melhorando a qualidade de vida dos moradores e contribuindo para um futuro mais sustentável na capital. Entre os eixos importantes da iniciativa estão: 


1. Conservação do Meio Ambiente: Impede o descarte irregular de resíduos, preservando solos e recursos hídricos.


2. Qualidade de Vida: Promove uma cidade mais saudável e higiênica, reduzindo riscos à saúde pública.


3. Estímulo à Reciclagem: Estimula o descarte adequado e impulsiona a prática da reciclagem.


4. Gestão Eficiente de Resíduos: Organiza a cadeia de resíduos, envolvendo geradores, transportadores e receptores, resultando em uma gestão mais eficaz dos resíduos no município, alinhada com a legislação federal. E muito mais. 


Ações de Limpeza


Diariamente, cerca de 1.200 agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís atuam em bairros da capital para proporcionar mais qualidade de vida à população, executando serviços como capina, roçagem, varrição, coleta do lixo domiciliar, limpeza nos pontos de descarte irregular, atendimento nos ecopontos, além da operação dos equipamentos instalados no Centro Ambiental Ribeira.


Ações constantes de educação ambiental em escolas públicas e privadas e com a comunidade para conscientizar a população da importância do descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, a preservação do meio ambiente, coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade, também são realizados. 


O maior volume de resíduos sólidos retirado diariamente das ruas pela Prefeitura de São Luís é coletado por três principais serviços: coleta domiciliar, recebimento pelos ecopontos e remoção de resíduos descartados irregularmente em áreas públicas. Adicionalmente, programas como o cata-treco, que recolhe grandes itens de lixo, como móveis, diretamente nas residências, também fazem parte do trabalho desses agentes.