Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide inicia obras de drenagem e asfaltamento na Avenida 25 de Dezembro, na Cidade Olímpica

29/11/2023 16h57 - Atualizada em 05/12/2023 18h08

Em uma iniciativa que vai transformar a realidade dos moradores do bairro Cidade Olímpica, o prefeito Eduardo Braide deu início, nesta quarta-feira (29), após a assinatura da Ordem de Serviço, às obras de drenagem profunda e asfaltamento da Avenida 25 de Dezembro.

Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio do programa Asfalto Novo, e encerrarão problemas históricos de alagamentos, poeira e lama na região.

“A Cidade Olímpica está recebendo o maior pacote de obras que o bairro já viu, e tudo está sendo feito com recursos do Município. Na Avenida 25 de Dezembro, vamos fazer a drenagem primeiro porque não adianta colocar asfalto novo sem destinar corretamente o fluxo de água das chuvas. Esta obra que a Prefeitura de São Luís está fazendo vai acabar de vez com os transtornos e os alagamentos na área, trazendo dignidade para todos os moradores”, destacou o prefeito Eduardo Braide, lembrando, também, das obras já concluídas no bairro, incluindo novas escolas, e as que estão em andamento, como a macrodrenagem do canal da Cidade Olímpica, com 1,5 km de extensão.

A Avenida 25 de Dezembro é uma via estratégica que conecta o bairro Cidade Olímpica à Vila Sapinho e Residencial Nestor, e serve também de acesso ao Povoado Santana. Sua relevância para a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores tornou a realização das intervenções uma urgência, no entanto, a demanda por melhorias já dura mais de 25 anos.

Nessa fase inicial, estão programadas a realização de obras de drenagem e asfaltamento em toda a extensão da Avenida 25 de Dezembro, com estimativa de entrega para 30 dias.

O projeto também inclui sistemas de drenagem superficial, meio-fio e sarjeta ao longo do trecho, garantindo um escoamento eficiente das águas pluviais, prevenindo os já conhecidos problemas de alagamento.

Conforme a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves, "esta obra representa mais um compromisso que esta gestão do prefeito Eduardo Braide está cumprindo, reafirmando o empenho em aprimorar a infraestrutura de São Luís e assegurar condições mais dignas para a população. A Zona Rural de São Luís tem recebido uma atenção especial, e hoje, iniciar mais esta obra na Cidade Olímpica é motivo de muita alegria para todos nós".

Fim dos transtornos

A dona de casa, moradora da Vila Nestor, Francisca Martins Silva, expressou otimismo em relação às obras.

"Eu só tenho 44% de um pulmão. Sofro com gripe, cansaço e quando se agrava tenho que ficar em um aparelho de inalação. Não sou só eu que tenho esse problema, várias pessoas também têm problemas respiratórios e, com esse asfalto chegando para a gente, é uma bênção. Esperamos há muito tempo. Essa obra vai trazer um benefício para mim e para toda a comunidade. Agradeço ao prefeito, só tenho que agradecer", disse dona Francisca.

Keliene Almeida Ferreira, proprietária de um comércio na Avenida 25 da Cidade Olímpica, conta que as obras são a realização de um sonho.

“Moro aqui há 7 anos e agradeço ao prefeito Eduardo Braide por ele fazer esta obra para a comunidade. Estou emocionada, alegre, porque vamos acabar com estes problemas que duram muitos anos".

O mestre de obras Geilson Frazão, morador do Residencial Nestor, expressou sua satisfação após quase duas décadas testemunhando as dificuldades locais.

"Há quase 20 anos vejo as dificuldades da comunidade, a locomoção é muito importante e para gente é uma grande alegria ver o início dessas obras. As coisas vão facilitar, as crianças vão para a escola com mais facilidade. Nossas orações foram atendidas e chegou o grande dia, o dia da vitória", afirmou Geilson Frazão.

Também estiveram presentes na solenidade, o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; o presidente da Associação do Residencial Nestor, Edinaldo Luz;  além de líderes comunitários, população e trabalhadores civis.