Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide inicia obra histórica de macrodrenagem do canal da Cidade Olímpica, na Zona Rural de São Luís

12/11/2023 16h42 - Atualizada em 21/11/2023 18h51

A Cidade Olímpica, na Zona Rural de São Luís, está recebendo uma obra histórica de melhoria na infraestrutura e qualidade de vida da população. O prefeito Eduardo Braide assinou, no último sábado (11), a ordem de serviço para a cobertura do canal aberto do bairro, em um trecho de 1,5 km, que corta toda a região e bairros vizinhos. Os serviços de macrodrenagem vão acabar de vez com os alagamentos há décadas naquela comunidade, transformando o local em uma ciclovia urbanizada.

“Um sonho de mais de 27 anos da Cidade Olímpica começa a virar realidade. As máquinas já estão trabalhando e no lugar do canal vamos construir uma ciclovia, a maior obra de infraestrutura do bairro e região. Quando eu ainda era deputado e passava aqui na Cidade Olímpica, a população pedia para resolver este problema do canal, e quem vai fazer essa obra é a Prefeitura de São Luís, com recurso próprio. Estou muito feliz”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A obra está sendo executada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e representa uma das maiores empreitadas da atual gestão municipal, resolvendo o problema de alagamento na comunidade.

Com um investimento em torno de R$ 5 milhões, provenientes dos cofres municipais, as obras abrangem a drenagem do canal em 1,5 km de extensão, desde a Avenida Alexandra Tavares até todo o perímetro da Cidade Olímpica, chegando ao bairro Janaína. O prazo de conclusão dos serviços está estimado em seis meses.

"Essa é mais uma das grandes obras dessa gestão, que demonstra o compromisso do prefeito Eduardo Braide em investir recursos e esforços para assegurar que as comunidades contem com vias em boas condições, sistemas de drenagem eficientes e todos os serviços essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores da Zona Rural e de toda a população de São Luís. Com essa, já são mais de 100 obras acontecendo ao mesmo tempo na cidade. É, de fato, um momento histórico para nossa cidade”, enfatizou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), David Col Debella.

Ciclovia

No projeto, elaborado pela equipe de engenharia da Semosp, está prevista a instalação de uma ciclovia sobre o canal, que será todo coberto nos trechos que hoje estão abertos e cortam a região. Em cada rua conectada ao canal, será construída também uma travessia para pedestres e veículos. Pelo projeto, a área receberá urbanização com a implantação de itens paisagísticos, proporcionando maior qualidade e beleza à região.

“Todo o canal vai virar uma ciclovia. Um espaço que durante muito tempo serviu de pesadelo vai se transformar em alegria. Esse é o maior pacote de obras que a Cidade Olímpica já teve”, anunciou o prefeito Eduardo Braide, sob aplausos dos moradores.

Sonho de décadas aguardado pelas famílias

Os moradores demonstraram felicidade com a obra mais importante para o bairro e para a região. Eles relataram os transtornos que já duravam décadas, convivendo com lixão, esgoto a céu aberto e alagamentos no período das chuvas. Para a presidente da Associação Comunitária da Cidade Olímpica, Kenia Delane, “hoje é um dia muito especial para a Cidade Olímpica e bairros vizinhos. Há 27 anos os moradores sonham por este momento, e hoje o prefeito Eduardo Braide com toda sua equipe está aqui dando a ordem de serviço que vai acabar com o canal da Cidade Olímpica, Janaína e Residencial José Reinaldo Tavares. Parabéns, prefeito”, destacou.

Gilza Galvão, auxiliar de cozinha, mora há 27 anos na Cidade Olímpica e falou da expectativa e do anseio pela intervenção.

“Muita emoção, eu estou igual criança quando ganha doce, feliz da vida. Um sonho realizado. São 27 anos de luta, de espera. São 27 anos pedindo por essas intervenções que vão melhorar muito a vida de toda a comunidade e agora, graças a um prefeito corajoso e comprometido, esse sonho vai ser realizado”.

Maria Elza Vieira, líder comunitária, compartilhou da mesma alegria.

“Sou líder dessa comunidade e, desde o começo da ocupação, há 27 anos, que a gente luta por isso. Agradecemos ao prefeito, que vai garantir a execução dessa grande obra”.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura de Ordem de Serviço e de início das obras, o deputado estadual Fernando Braide (PSD) e o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco, além de líderes comunitários, comunidade e trabalhadores civis.