Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide leva programa Asfalto Novo para todas as ruas da Vila Valian, no São Raimundo

20/10/2023 16h53 - Atualizada em 27/10/2023 16h51

As ruas da Vila Valian, no São Raimundo, Zona Rural de São Luís, receberam nesta sexta-feira (20), as máquinas e equipes de trabalhadores civis que iniciaram o asfaltamento das vias, por meio do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Com a presença de moradores da região, o prefeito Eduardo Braide assinou a Ordem de Serviço que autorizou o início das intervenções.

“Vim aqui na Vila Valian cumprir aquilo que eu disse a vocês e, hoje, as máquinas já começam a trabalhar. Elas só vão parar quando todas as ruas estiverem asfaltadas. Desta forma, a comunidade terá mais mobilidade e qualidade de vida”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

As obras incluem, além de novo asfaltamento, drenagem superficial com meio-fio e sarjeta para garantir um escoamento mais eficiente das águas pluviais, prevenindo alagamentos. O investimento é na ordem de R$ 4.316.366,48 e tem estimativa de entrega para 30 dias.

“O início das obras na Vila Valian é mais um fruto do compromisso do prefeito Eduardo Braide com as comunidades da Zona Rural. Isto só é possível porque o prefeito tem aplicado o dinheiro público com responsabilidade, levando obras importantes para a população da nossa cidade", enfatizou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

Realização de Sonhos

Deyse dos Santos Magalhães mora há 12 anos na Vila Valian e falou da expectativa com a chegada do asfalto à comunidade.

"Ver o início das obras é ver nossas orações sendo atendidas. Esperamos muito por esse momento e junto com todos os moradores estamos muito felizes que este sonho está sendo realizado”.

Mesmo sentimento compartilhado pelo presidente da Associação de Moradores da Vila Valian, Júnior Costa.

"Estas obras são um marco que buscamos muito ao longo de mais de 30 anos e é fruto da dedicação e união da nossa comunidade. É um momento de grande orgulho e alegria para todos nós".

Um dos mais entusiasmados foi o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), que também ocupa a posição de vice-presidente na Câmara Municipal de São Luís. Ele é um dos parlamentares que levaram a demanda por melhorias no bairro ao conhecimento do prefeito.

“Temos a sorte de ter um prefeito jovem, inteligente e trabalhador como Eduardo Braide. A cidade de São Luís está passando por um período de intensas obras e realizações, e a Prefeitura se transformou em uma máquina de concretizações. O prefeito Braide demonstra uma notável habilidade para atender a todas as necessidades, e sua gestão tem sido verdadeiramente impressionante", observou.

Também estavam presentes na solenidade de assinatura de ordem de serviço de início das obras, o secretário da SMTT, Diego Rodrigues; o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; os coordenadores da Zona Rural, Irmão Dijé e Flávio Foguinho; a coordenadora de área do Distrito Vila Esperança, enfermeira Fátima Sales; representante da empresa TAC Construções, Marcos Paulo Aguiar; além de líderes religiosos, líderes comunitários, moradores e trabalhadores civis.

Programa Asfalto Novo

O programa Asfalto Novo, desde o seu lançamento em 2021, no bairro Vila Nova República, no primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide, já implantou mais de 600 Km de asfaltamento em mais de 230 vias e 37 bairros, incluindo ruas e localidades que nunca haviam sido asfaltadas, sobretudo na Zona Rural. Diversas frentes de trabalho estão sendo executadas neste momento em toda a cidade, contemplando regiões importantes de São Luís.

Bairros como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Cohab, Santa Clara, Aurora, Vila Isabel Cafeteira, Residencial Ribeira, Planalto Turu, região da Lagoa da Jansen, São Cristóvão, Matões Turu, Cajupary, Santa Bárbara, Vila Itamar, Residencial Amendoeiras, Cajupe, Vila Romário, Vila Maranhão, Maracanã, Vila Nova República, entre outras comunidades, já foram beneficiadas não só com a nova pavimentação, mas também com outras intervenções como drenagem profunda, drenagem superficial, colocação de meio-fio e sarjeta.