Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide leva Asfalto Novo para a Rua São Benedito e todas as vias do Monte das Oliveiras, na Vila Embratel

11/10/2023 16h46 - Atualizada em 19/10/2023 17h06

A Rua São Benedito e o Monte das Oliveiras, na Vila Embratel, receberam na manhã desta quarta-feira (11), as máquinas e equipes de trabalhadores civis que iniciaram a recuperação das ruas por meio do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Com a presença de moradores da região, as obras iniciaram após o prefeito Eduardo Braide assinar Ordem de Serviço que autorizou o início das intervenções.

"As máquinas já estão trabalhando na Rua São Benedito e, em breve, seguirão para o Monte das Oliveiras, onde vamos revitalizar todas as ruas, melhorando a qualidade de vidas dos moradores. As máquinas só sairão daqui quando todas as ruas estiverem com o Asfalto Novo", destacou o prefeito Eduardo Braide, ao lado dos moradores da região.

O projeto, que teve início na Rua São Benedito e se estenderá por todas as ruas do Monte das Oliveiras, engloba uma série de melhorias, como a implantação de novo asfaltamento, recapeamento, além de drenagem superficial e profunda para garantir um escoamento mais eficiente das águas pluviais, prevenindo alagamentos. As obras representam um investimento de R$ 3.483.137,65.

“É um privilégio fazer parte de uma administração comprometida com a melhoria da infraestrutura em nossos bairros, incluindo os da Zona Rural. O prefeito Eduardo Braide está comprometido em investir recursos e esforços para garantir que as comunidades tenham estradas transitáveis, sistemas de drenagem eficazes e todos os serviços necessários para melhorar a vida dos moradores. Este é um compromisso contínuo da gestão do prefeito Eduardo Braide”, enfatizou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

O vereador Marcos Castro (PMN), presente no início das intervenções, ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade.

"Essa é uma demanda antiga da população e, como vereador, acompanhei de perto essas demandas ao longo da última década. Sempre que visitava a área, os moradores expressavam suas reivindicações e, graças a Deus, o prefeito Eduardo Braide está realizando esse trabalho que vai trazer melhorias para a população”, declarou o parlamentar.

Joana Santos, 94 anos, é uma das fundadoras da comunidade. A aposentada expressou seu alívio ao ver as máquinas em ação.

"Estou aqui há mais de 50 anos e a poeira sempre foi um incômodo para todos nós. Agora temos a esperança de viver em um ambiente mais limpo".

Jacyara Vieira, funcionária pública e moradora do bairro há 12 anos, compartilhou sua alegria com a chegada das intervenções.

"Essas melhorias vão beneficiar a todos que não precisarão enfrentar lama e poeira. Estamos ansiosos para ver o resultado e agradecidos pelo esforço do prefeito Eduardo Braide em tornar nossa comunidade melhor", disse.

Programa Asfalto Novo

O programa Asfalto Novo, desde o seu lançamento em 2021, no bairro Vila Nova República, no primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide, já implantou mais de 600 Km de asfaltamento em mais de 230 vias e 36 bairros, incluindo ruas e localidades que nunca haviam sido asfaltadas, sobretudo na Zona Rural. Diversas frentes de trabalho estão sendo executadas neste momento em toda a cidade, contemplando regiões importantes de São Luís.

Bairros como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Cohab, Santa Clara, Aurora, Vila Isabel Cafeteira, Residencial Ribeira, Planalto Turu, região da Lagoa da Jansen, São Cristóvão, Matões Turu, Cajupary, Santa Bárbara, Vila Itamar, Residencial Amendoeiras, Cajupe, Vila Romário, Vila Maranhão, Maracanã, Vila Nova República, entre outras comunidades, já foram beneficiadas não só com a nova pavimentação, mas também com outras intervenções como drenagem profunda, drenagem superficial, colocação de meio-fio e sarjeta.