Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Jardim América recebe obras do programa ‘Asfalto Novo’ da Prefeitura de São Luís em todas as ruas do bairro

21/09/2023 17h39 - Atualizada em 29/09/2023 18h32

O Jardim América terá todas as ruas do bairro recuperadas por meio do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). As obras começaram nesta quinta-feira (21), após o prefeito Eduardo Braide assinar Ordem de Serviço em solenidade realizada no bairro, com a presença de moradores e autoridades.

“Os dias de poeira, no verão, e os de lama, no inverno, acabaram, porque vamos asfaltar todas as ruas do Jardim América. Com o programa Asfalto Novo, estamos trazendo para esta região muito mais que pavimentação, estamos proporcionando mais qualidade vida, mobilidade e segurança para quem mora e trafega no bairro”, disse o prefeito Eduardo Braide.

As obras contemplarão mais de 26 km de ruas que receberão capeamento, recapeamento e reparo. Além da nova pavimentação, os serviços incluem a execução de trabalhos de drenagem superficial para escoamento das águas pluviais.

“Esta é mais uma etapa do programa Asfalto Novo, que o prefeito Eduardo Braide tem levado a diversos bairros da cidade, seja nas zonas Rural ou Urbana, sempre seguindo os padrões de qualidade e durabilidade", destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

Graça Silva, aposentada de 75 anos, moradora da comunidade há mais de 40 anos, celebrou a chegada das máquinas à sua rua.

“Nós só temos a agradecer pelo asfalto que nós vamos receber agora e que vai possibilitar que a gente possa entrar e sair das nossas casas de forma mais segura e confortável”, disse.

“Há muito tempo havíamos esperado por esse momento, de ter o asfalto na nossa rua, de ter uma qualidade de vida melhor. Essa poeira deixava todo mundo doente e esse asfalto vai trazer qualidade de vida para todos nós”, declarou a estudante, Leide Gonçalves, de 35 anos, que mora no bairro há 20 anos.

Também presente ao evento, o vereador Professor Carlinhos (PDT), expressou sua satisfação com as obras.

"Com muita felicidade a gente está aqui participando da assinatura desta Ordem de Serviço. Então, o prefeito está de parabéns por esse serviço que está chegando aqui para a nossa cidade”.

Estiveram presentes, também, na solenidade, o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; a assessora técnica da Semosp, Leilane Alves; equipes da Semosp, comunidade e trabalhadores civis.

Programa Asfalto Novo

O programa Asfalto Novo, desde o seu lançamento em 2021, no bairro Vila Nova República, no primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide, já implantou mais de 600 Km de asfaltamento em mais de 230 vias e 36 bairros, incluindo vias que nunca haviam sido asfaltadas, sobretudo na Zona Rural. Diversas frentes de trabalho estão sendo executadas neste momento em toda a cidade, contemplando regiões importantes de São Luís.

Bairros como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Cohab, Santa Clara, Aurora, Vila Isabel Cafeteira, Residencial Ribeira, Planalto Turu, região da Lagoa da Jansen, São Cristóvão, Matões Turu, Cajupary, Santa Bárbara, Vila Itamar, Residencial Amendoeiras, Cajupe, Vila Romário, Vila Maranhão, Maracanã, Vila Nova República, entre outras comunidades, já foram beneficiadas não só com a nova pavimentação, mas também com outras intervenções como drenagem profunda, drenagem superficial, colocação de meio-fio e sarjeta.