Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide assina Ordem de Serviço e dá início à obra de reforma do Centro de Saúde Coqueiro

05/04/2023 15h35 - Atualizada em 18/04/2023 16h59

O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quarta-feira (5), Ordem de Serviço para dar início às obras de reforma e requalificação do Centro de Saúde Coqueiro, localizado naquela comunidade, na região da Estiva. As intervenções serão feitas por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Aqui teremos uma reforma completa, do jeito que o povo do Coqueiro merece. A nova unidade também vai contar com mobiliário novo, ar-condicionado, novos espaços, tudo para atender com qualidade a nossa população. A reformulação do nosso sistema de saúde é uma prioridade para nossa gestão, que, desta forma, leva mais tranquilidade para quem precisa de atendimento médico e vai poder desfrutar disso com comodidade, já que pode contar com uma unidade perto de casa”, disse o prefeito Eduardo Braide, ao acionar em seguida, o botão para início das obras.

A unidade vai receber uma nova infraestrutura hidráulica, elétrica e sanitária, impermeabilidade da cobertura, instalação de luminárias, forro em PVC, instalação de portas, bancadas em granito, implantação de um novo abrigo de resíduos, assentamento de porcelanato para piso e revestimentos, climatização e humanização dos espaços e ainda a execução de adaptações de acessibilidade.

Estas intervenções vão possibilitar mais conforto e comodidade aos pacientes, além da qualificação dos atendimentos realizados, entre eles estão consultas médicas e de enfermagem, imunização, pré-natal, acompanhamento e controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus, tratamento de tuberculose e hanseníase, planejamento familiar e curativos. A obra tem valor de investimento de R$ 795.623,98 com previsão de entrega para o segundo semestre de 2023 e vai gerar 35 empregos diretos.

“Esta obra representa mais conforto e mais qualidade de vida para todos os pacientes que serão atendidos nesta unidade. A comunidade do Coqueiro e os bairros vizinhos terão, em breve, um atendimento ainda mais humanizado, nesta que é mais uma das tantas obras que já entregamos nesta gestão”, garantiu o secretário da Semosp, David Col Debella.

A ação faz parte do conjunto de obras realizadas pela Prefeitura de São Luís, que já reformou mais de 20 unidades de saúde, até o momento, impactando diretamente na ampliação da cobertura da atenção básica, que cresceu de 38% para 60%, desde 2021. A Prefeitura segue ainda com a execução de novas obras de reforma na rede municipal a fim de oferecer à população serviços com mais dignidade.

Ximênia Pereira de Sousa, diretora da Unidade de Saúde do Coqueiro, disse que os problemas na unidade comprometem a qualidade do atendimento e tem certeza que as intervenções irão melhorar muito a qualidade e a ampliação dos serviços. “Estávamos com bastante problema no telhado com muitas goteiras e comprometimento também da parte elétrica, essa reforma vem para ampliar os nossos serviços, ofertando mais qualidade para o nosso usuário aqui do Coqueiro, que por muito tempo ficou esquecido. Essa reforma veio numa hora boa”, disse a diretora.

Para o morador da comunidade e também membro da União de Moradores do Coqueiro, José Carlos (Cacá), as intervenções vão atingir não só a comunidade. “O Coqueiro está em festa, eu como morador só tenho a agradecer o início dessas obras que vai beneficiar mais de 16 comunidades que vem buscar atendimento na comunidade. Muito Obrigado”, agradeceu.

Também estavam presentes na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço a vice-prefeita, Esmênia Miranda; o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão; presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município, Manuela Oliveira; superintendente de Atenção Básica da Semus, Camila Nogueira; conselheira de Saúde do Distrito Vila Esperança, Francinete Mendes; supervisor administrativa da Qualitech Engenharia, Gláucia Rhana; coordenador de área da Atenção Básica da Semus, Edson Furtado; a coordenadora de área do Distrito Vila Esperança, Fátima Sales; diretor técnico da Semus, Flaviomar Medeiros; vice-presidente da União de Moradores do Coqueiro, Raimundo Nonato; e líderes comunitários e trabalhadores civis.