Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Monumento Pedra da Memória passa por obras de conservação realizadas pela Prefeitura de São Luís e é entregue à população

07/10/2022 14h39 - Atualizada em 27/10/2022 19h36

Após passar por obras de conservação, a Pedra da Memória – monumento em homenagem à maioridade de Dom Pedro II e sua coroação como imperador do Brasil - foi entregue, nesta quinta-feira (6), pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A solenidade de entrega contou com a presença da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, na ocasião representando o prefeito Eduardo Braide.

As obras do monumento, localizado na Avenida Beira-Mar, abrangeram a limpeza geral, remoção das pinturas e argamassa (próteses indevidas) e prótese e impermeabilização protetiva da Pedra da Memória. Já os canhões que ladeiam o monumento receberam os serviços de limpeza geral, tratamento anticorrosivo, preenchimento e vedação das lacunas e tratamento protetivo.

Para a recolocação dos canhões, foram construídas duas bases. O projeto e execução foram realizados pela Fumph com investimentos de R$ 110.279,63. A Semosp foi responsável pela recuperação das calçadas, mureta e serviços de iluminação do posteamento (lampiões) do entorno.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide tem entregado um conjunto de obras para a população de São Luís. A Pedra da Memória é muito importante, pois está no começo de tudo, no ponto inicial da nossa cidade. Ela tem o significado de retomar nossa história e de cultivar o sentimento de pertencimento nas pessoas para que possam ter mais cuidado com o patrimônio”, disse a vice-prefeita, Esmênia Miranda.

Monumento

Com projeto do engenheiro militar José Joaquim Lopes, a Pedra da Memória foi construída entre os anos 1841 e 1844. Inicialmente foi montada em frente ao portão da retaguarda do Quartel de Guarnição Federal do Campo do Ourique, nas proximidades do atual Complexo Deodoro.

Localizado desde a década de 1950 na Avenida Beira-Mar, para onde foi levada por meio de uma campanha realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e da Academia Maranhense de Letras, a Pedra da Memória fica em um dos baluartes semicirculares - o Baluarte São Damião, no Forte São Luís. O monumento tem grande valor histórico e cultural, sendo protegido legalmente nos tombamentos de conjunto – Estadual, Federal e Mundial.

O obelisco é constituído por uma pirâmide em quatro faces, em pedra de lioz assentada em uma base quadrangular, sobreposta em degraus de pedra. Na face da pirâmide voltada ao mar, consta o brasão que representa o escudo das armas do exército imperial, bem como uma inscrição que faz referência à maioridade de Dom Pedro II e sua coroação como imperador do Brasil.

Na década de 1970, a Pedra da Memória foi ladeada por dois canhões, um de origem inglesa, fundido no reinado de Jorge III, séc. XVIII, com brasão do reinado marcado em sua face superior e outro de origem francesa, peça da primeira metade do séc. XVIII.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide tem devolvido à cidade a restauração de vários monumentos que são importantes para a população. A Pedra da Memória é um dos nossos monumentos mais simbólicos, está localizada no forte que deu nome à cidade e que está incorporada à sua história, além de estar em local lindo, em frente à Baía de São Marcos e dos rios Bacanga e Anil. Então, a gente pede que a população cuide deste local e não vandalize, como já ocorreu em outras ocasiões”, observou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

Centro

A entrega das obras de conservação da Pedra da Memória soma-se a outras ações que o prefeito Eduardo Braide tem realizado no Centro Histórico de São Luís.

Em setembro, o gestor entregou o Centro Acessível, intervenções realizadas para possibilitar que pessoas com deficiência possam circular de forma mais segura pelas ruas históricas da capital; entregou ainda a reforma do edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves, o antigo prédio do BEM, que abriga o Mirante da Cidade, um espaço aberto à visitação pública e que possibilita uma vista privilegiada da cidade.

Além disto, reabriu o Teatro da Cidade de São Luís que estava fechado há quatro anos, fortalecendo, assim, a difusão cultural na capital. Também restaurou e entregou os bustos de personalidades maranhenses que compõem a Praça do Pantheon, instalando mais seis. Além disto, deu início às homenagens aos pregoeiros de São Luís implantando duas estátuas – a piruliteira e o sorveteiro – na Praça Nauro Machado.

/

Participaram da solenidade da entrega da Pedra da Memória, os secretários Carlivan Braga (Semeped), Caroline Marques (Semed), Diego Baluz (SMTT), Simão Cirineu (Seplan), Walber Filho (Impur), Liviomar Macatrão (Semapa), David Col Debella (Semosp). E ainda Fábio Nahuz (presidente do Sinduscon), Eduardo Longhi (superintendente de Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão), Dilercy Adler (presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão) e o tenente-coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro (comandante 24º BIS).