Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide acompanha instalação de iluminação de LED no bairro São Raimundo, na Zona Rural

15/02/2022 11h17 - Atualizada em 14/03/2022 13h29

A gestão do prefeito Eduardo Braide está modernizando a iluminação pública de São Luís, em vários bairros e regiões, substituindo os pontos de luz amarela por luz de LED, que é mais eficiente e econômica. Na segunda-feira (14), mais um bairro da capital começou a receber a nova iluminação, o São Raimundo, na Zona Rural. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Eduardo Braide.

“Hoje, vim acompanhar a chegada da luz de LED aqui no bairro São Raimundo e região. Agora os moradores terão mais conforto para fazer suas caminhadas, os condutores poderão trafegar com mais segurança e o comércio também poderá funcionar com mais tranquilidade. Estamos trabalhando em duas das principais avenidas do bairro, a da Saudade e a Tibiri. Assim estamos fazendo em diversos bairros da nossa Zona Rural e demais regiões de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide acompanhado do secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

No São Raimundo, estão sendo substituídos os pontos de iluminação das avenidas da Saudade e Tibiri. No início deste mês, outro bairro da região que também começou a receber a nova iluminação foi o Santa Bárbara, com os trabalhos concentrando-se nas avenidas São Jerônimo e Brasília. Ao todo, são mais de 400 pontos de luz de LED nos dois bairros.

Na semana passada, a luz de LED também começou a chegar às avenidas João Figueiredo e Piancó, na Vila Embratel, área Itaqui-Bacanga, totalizando 379 pontos de nova iluminação.

Por meio deste trabalho, as principais vias dos bairros ganham iluminação moderna com um sistema ainda mais dinâmico, com economia de custos públicos, tornando os pontos de iluminação mais eficientes e econômicos.

O titular da Semosp, David Col Debella, informou que a Prefeitura está fazendo a substituição da luz amarela em diversos bairros da cidade. “Estamos iniciando a implantação da iluminação de LED aqui no São Raimundo ao mesmo tempo em que estamos trabalhando em outros pontos da cidade, como no bairro Santa Bárbara. E vamos seguir avançando com este trabalho em outros bairros de São Luís, modernizando a iluminação pública”, afirmou.

Alívio para a população

A mudança está trazendo mais alívio para a população. “Agora ficou muito bom para a gente. Antes a iluminação era insuficiente. As novas lâmpadas melhoram e muito a visibilidade”, disse José Raimundo Costa Filho, proprietário de uma padaria na Avenida Tibiri, no São Raimundo.

A dona de casa Gorete Freitas, que há 46 anos mora na Avenida São Jerônimo, no bairro Santa Bárbara, também está satisfeita com o trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura. “Agora a gente tem iluminação de verdade. A gente vai ficar mais seguro, os assaltos vão diminuir. Ficou muito bom”, disse.

Modernização da iluminação pública

A implantação das lâmpadas de LED no São Raimundo amplia os investimentos da gestão do prefeito Eduardo Braide na modernização da iluminação pública de São Luís com a substituição dos pontos que antes tinham luz branca ou amarela na capital.

Também já receberam a nova iluminação, os bairros Cidade Operária, Vila Luizão, Coroadinho, Anjo da Guarda, Maracanã, além da Avenida Ferreira Gullar, do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia e da Ponte Bandeira Tribuzi.

Das várias vantagens da iluminação de LED, uma das mais relevantes é a eficiência energética, e além de representar economia no consumo de energia elétrica, o sistema de LED também é ecologicamente correto, pois não possui mercúrio ou metais pesados em sua composição, permitindo, assim, a reciclagem de quase 100% dos seus componentes.

As luminárias em LED são superiores às convencionais em eficiência energética, sustentabilidade, visibilidade, durabilidade e interatividade. Para o tráfego de veículos, uma das principais vantagens é que em uma via com iluminação de LED o motorista consegue perceber o perigo com antecedência.