Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide acompanha obras de pavimentação na Estrada da Vitória, no Maracanã 

28/08/2021 17h15 - Atualizada em 02/09/2021 09h24
Secom

A Prefeitura de São Luís tem avançado com as obras do programa Asfalto Novo na zona rural da cidade. Neste sábado (28), as máquinas e equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que está executando os trabalhos, estavam no bairro Maracanã, onde estão acontecendo os serviços de terraplanagem em toda extensão da Estrada da Vitória. O prefeito Eduardo Braide acompanhou os trabalhos e conversou com os moradores, que falaram dos benefícios que o novo pavimento está trazendo para a região. 

“Lançamos o programa Asfalto Novo há algumas semanas, na Zona Rural, e hoje viemos acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados aqui no bairro Maracanã, que já conta com vias onde o novo pavimento já foi finalizado, enquanto nossas equipes avançam para outros pontos. Aqui na Estrada da Vitória estamos finalizando a terraplanagem para poder passar com o asfalto, melhorando a vida de quem mora na região, pois esta via dá acesso a importantes conjuntos residenciais e irá facilitar o deslocamento e dar mais conforto e segurança a todos. Vamos seguir avançando e logo as ações do programa chegarão a diversos bairros de outras áreas da nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A Estrada da Vitória, no bairro Maracanã, é uma via importante na região, pois garante acesso aos residenciais Santo Antônio, Amendoeiras e Morada do Sol, onde moram dezenas de famílias. A estrada tem tráfego intenso, sobretudo de ônibus e a falta de pavimento tornava o trajeto mais longo e cansativo. 

Agora essa realidade já começa a mudar, segundo Francisca de Freitas, que mora há 40 anos na via. “Só com essa brita que colocaram a nossa vida já melhorou. Agora dá para tomar café, almoçar e jantar sem poeira no nosso prato, principalmente nesta época do ano que chove pouco e faz muito calor”, disse a dona de casa. 

Na Estrada da Vitória, a Prefeitura de São Luís realizou o serviço de terraplanagem e agora avança na colocação de piçarra para proporcionar maior resistência e nivelamento do solo. A etapa seguinte será a de aplicação do BGS (brita graduada simples), que vai garantir maior durabilidade e estabilidade ao pavimento. Outra fase das obras é a imprimação, que confere impermeabilização e permite condições de aderência ao revestimento. 

O asfaltamento é a última etapa dos trabalhos. Esta combinação de intervenções é que garantirá a qualidade, resistência e durabilidade do pavimento que está sendo implantado na Estrada da Vitória. 

Em outras vias onde já havia alguma camada asfáltica, as equipes da Semosp estão executando o serviço de fresa, que é a raspagem do asfalto antigo para a correta execução de novo revestimento asfáltico. Um dos trechos onde este trabalho já foi concluído e o novo pavimento aplicado é a Avenida Principal do Maracanã (Avenida Evandro Bessa). 

O titular da Semosp, David Col Debella, informou que a mobilidade na região já vive outra realidade.

“Hoje, enquanto acompanhava o prefeito Eduardo Braide na vistoria às obras, diversos moradores nos falaram que já notam os benefícios. Pessoas que antes gastavam 15 minutos para fazer um trajeto de casa até o trabalho agora têm gastado apenas 6 minutos e isso porque ainda não finalizamos os serviços. Com a aplicação do asfalto já nos próximos dias as condições de trafegabilidade vão melhorar ainda mais”, disse.

Asfalto Novo

O programa Asfalto Novo foi lançado dia 14 de agosto pelo prefeito Eduardo Braide, na Vila Nova República, bairro da Zona Rural de São Luís. Ao todo, nesta primeira etapa serão 80 quilômetros de novo pavimento em diversos bairros da cidade, principalmente na zona rural. 

Outro ponto onde os serviços já estão em andamento é no bairro São Cristóvão. Em breve, a Prefeitura anunciará outros bairros de diversas regiões da cidade que também receberão as ações do programa, do qual o objetivo é melhorar a mobilidade urbana, o trânsito e a vida dos ludovicenses.