Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeitura de São Luís trabalha de forma imediata para conter transtornos causados pelas fortes chuvas

15/03/2021 18h28 - Atualizada em 18/03/2021 19h06
Secom

A Prefeitura de São Luís iniciou uma grande ação para conter os danos causados pelas fortes chuvas de 2021 em bairros e avenidas da capital. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) foram feitos serviços de limpeza, capina, desobstrução de galerias e dispositivos de drenagem das águas pluviais para evitar alagamentos ou diminuir o acúmulo de água nas vias da cidade e os transtornos à população. A Defesa Civil Municipal também segue monitoramento das áreas de risco, prestando a assistência necessária aos moradores. 

Ainda na manhã desta segunda-feira (15) a Semosp enviou equipes para as avenidas Beira-Mar, Colares Moreira, dos Africanos, Alexandre de Moura - próximo ao Parque Bom Menino; no João de Deus e Canto da Fabril. Entre as ações emergenciais estão a remoção de entulhos, desobstrução de ruas e avenidas e a ampla limpeza dos locais afetados. Nestes pontos, os agentes municipais fizeram a drenagem com uso de bomba de hidrojato de alta pressão, a fim de permitir o escoamento adequado das águas pluviais, evitando inundações.  

Desde o início do ano, a Prefeitura de São Luís vem trabalhando para conter os transtornos comuns do período chuvoso. O trabalho tem sido realizado em duas frentes distintas: a preventiva, intensificando as atividades rotineiras do cronograma de serviços, priorizando áreas de maior risco de acúmulo de água; e a segunda de forma imediata, emergencial, após as chuvas, deslocando equipes de trabalho para as áreas afetadas.  

Paralelamente ao trabalho de manutenção preventiva do sistema de drenagem, com a desobstrução de galerias, canais e bueiros, a Prefeitura de São Luís intensifica também os serviços de limpeza urbana nas ruas e avenidas da cidade, combatendo o descarte irregular de lixo em áreas degradadas com a transformação desses locais em espaços de preservação ambiental por meio da implantação dos Pontos Limpos. 

A Prefeitura de São Luís está realizando serviços de manutenção asfáltica para garantir melhor mobilidade urbana e mais segurança nos dias de chuvas mais intensas quando o tráfego fica mais lento e a visibilidade do pavimento comprometida. 

Os serviços de fiscalização e disciplinamento do trânsito também foram intensificados com agentes distribuídos em vários pontos e cruzamentos da capital. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ocupou os principais cruzamentos e pontos de retenção de tráfego das vias da capital, para viabilizar a fluidez de veículos nesses locais.  

O Centro de Controle de Operações (CCO) faz o monitoramento, em tempo real, das condições das avenidas e do trabalho das equipes nas ruas. Além disso, há técnicos de prontidão acompanhando a funcionalidade da sinalização eletrônica nos principais cruzamentos semafóricos da cidade.  

Monitoramento das áreas de risco

Equipes da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), também realizaram vistorias em várias áreas, consideradas de risco pela cidade, como por exemplo na Alemanha, onde parte de uma barreira deslizou, colocando em risco os moradores do local. No local, será instalada uma lona para reduzir a infiltração. 

A Defesa Civil também segue com o monitoramento em toda a cidade para avaliar os impactos das chuvas. O Plano de Contingência de São Luís 2021, elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), identificou 66 locais com risco de deslizamentos ou alagamentos na capital. As equipes têm ido in loco para orientar os moradores sobre os cuidados, principalmente com a chegada do período chuvoso, quando potencializa a situação de perigo para quem reside nesses locais.