Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de São Luís e ABREE promovem arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos para reciclagem

05/10/2023 16h29 - Atualizada em 17/10/2023 14h31

A Prefeitura de São Luís e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) promovem, neste sábado (7), das 10 às 17h, no Ecoponto da Avenida dos Holandeses, uma campanha de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.

O objetivo da iniciativa é conscientizar e motivar a população a adotar uma destinação ambientalmente adequada desses resíduos, promovendo a reciclagem.

Durante a campanha, poderão ser levados ao ponto de coleta quaisquer itens, desde fones de ouvido até geladeiras. No local, uma equipe da ABREE estará presente para receber os objetos e esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de reciclagem. Essa iniciativa tem como objetivo recolher produtos que não estão mais em funcionamento ou se tornaram obsoletos, oferecendo uma alternativa adequada para eles.

A ABREE tem como foco possibilitar o processo de logística reversa, a fim de garantir o tratamento apropriado desses resíduos. Assim, a parceria com a Prefeitura pretende promover a transformação de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, facilitando sua reinserção na cadeia produtiva, por meio do processo de reciclagem.

"O descarte apropriado de dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente, na proteção dos recursos naturais, na redução de resíduos e na conformidade com a Política Nacional e Resíduos Sólidos. Por meio das campanhas, promovemos a educação ambiental acerca do tema e a oportunidade de estimular a população a promover um futuro mais sustentável”, explica Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

A ABREE, em colaboração com seus parceiros, conta com mais de quatro mil pontos de recebimento em todo o país, abrangendo mais de 1,3 mil municípios. Essa ampla rede possibilita que os cidadãos tenham opções convenientes para descartar produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de maneira responsável ao longo do ano.

“A Prefeitura de São Luís tem trabalhado para destinar corretamente resíduos sólidos, em especial, os que podem ser reciclados. Temos implementado projetos com esta finalidade, a exemplo do Cata-Treco, que percorre os bairros, de casa em casa, recolhendo materiais e evitando que acabem indo parar no lixo comum. Outra ação para a população destinar corretamente seus resíduos, são os Ecopontos, implantados em diversos bairros da nossa capital, bem como o Centro Ambiental da Ribeira, onde fazemos a triagem de todos os materiais recicláveis recolhidos na cidade. Desta forma, a gestão do prefeito Eduardo Braide fortalece seu compromisso com o meio ambiente e a população”, disse o secretário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.

No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos ao realizar uma busca utilizando o CEP residencial e ter acesso a uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, tais como: batedeira, ferro elétrico, fones de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para obter outras informações, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:

·           Celulares

·           Fone de ouvidos

·           Geladeiras

·           Máquinas de lavar

·           Ares-condicionados

·           Televisores

·           Secadores

·           Batedeiras

·           Fogões

·           Micro-ondas

·           Ferramentas

·           Equipamentos de informática

·           Rádios

·           Videogames e consoles, entre outros.