Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de São Luís realiza ação “Praia linda é praia limpa”, na área Itaqui-Bacanga

20/03/2023 18h10 - Atualizada em 29/03/2023 23h44

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), realizou na manhã desse sábado (18), na Praia da Guia, localizada na área Itaqui-Bacanga, mais uma ação do Projeto "Praia linda é praia limpa".

O Projeto contou com a participação de voluntários, recolhendo o total 1.675,85 kg de resíduos, sendo 509.95 destinados para a reciclagem. O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, esteve presente no local participando da ação, recolhendo material descartado ao logo orla marítima e afirmou que a Praia da Guia vai passar a receber trabalho de limpeza semanalmente.

"A Praia da Guia é linda e, para que ela fique mais linda ainda, ela tem que ser limpa. Então, a gente faz essa ação aqui como pontapé inicial de um início de uma coleta regular que vai acontecer aqui, pelas nossas equipes de limpeza. Esse é um momento muito oportuno para se falar em conscientização. Com as fortes chuvas, acabamos nos deparando com o entupimento de galerias e canais e isso se deve muito ao descarte irregular de lixo. Então, é fundamental que a população possa contribuir, descartar o lixo no local correto. Além de evitar essa situação do alagamento, a gente vai deixar as nossas praias mais lindas”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

De uma forma bem lúdica, a ação foi aberta pelo personagem Capitão Limpeza, motivando o grupo de crianças do Bombeiro Mirim e demais voluntários a realizarem esse trabalho em prol do meio ambiente. Logo em seguida, o representante do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Raimundo Neto, repassou as orientações e cuidados para fazer a coleta do material.

“A gente tem sempre buscado essa parceria com a SEMMAM para fazer essas ações de forma pontual, que vêm se tornando mais frequentes, e podendo estar trabalhando essa questão da educação ambiental com a sociedade para que atitudes que valorizem a limpeza e a preservação do meio ambiente sejam realizadas de forma automática pela população”, pontuou o secretário municipal adjunto de Obras e Serviços Públicos, Thiago Trindade.

Conscientização do descarte correto de resíduos:

A iniciativa de hoje faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas de forma contínua na faixa de areia das orlas das praias de São Luís, com objetivo de sensibilizar a população para o correto gerenciamento de resíduos sólidos. Com a ação é possível minimizar os impactos ambientais e sociais causados pela disposição inadequada de resíduos que acarretam em entupimentos na rede de drenagem e consequentemente alagamentos.

“A gente sabe que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada, no qual o poder público e a sociedade civil precisam caminhar juntos. É justamente o que estamos chamando atenção com essa campanha”, declarou a secretária municipal do Meio Ambiente, Karla Conceição Lima da Silva Passos.

Na oportunidade, foram disponibilizados dois sacos para cada voluntário, um verde para armazenar os resíduos com potencial de reciclagem e um amarelo para armazenar os que seriam dispersados.

Trabalhando ainda com a sustentabilidade, os resíduos recicláveis que forem coletados serão destinados às Cooperativas e Associações de Catadores de São Luís. Estiveram participando da ação a Cooperativa de reciclagem de São Luís – Coopresl e a Cooperativa de Trabalho de Resíduos Sólidos do Maranhão - Cooresoma.

“Estamos aqui em mais um dia para contribuir com nosso ambiente. Vamos recolher material dessa ação de hoje para estar reciclando. Queremos contribuir para fazer uma ação bonita e ajudar a população a compreender a importância de ações para deixar toda nossa cidade mais limpa”, afirmou Wanderson George Coelho Pereira, integrante da Cooperativa de reciclagem de São Luís - Coopresl.

A vice-presidente da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, Suelem Chaves, agradeceu a atitude do prefeito Eduardo Braide em determinar a limpeza semana na praia e destacou a importância disso, uma vez que os resíduos que chegam à praia também vêm de outros pontos da cidade, trazidos pela maré.

“Eu, enquanto moradora, convivo nessa praia desde criança, e acho que todos que são moradores também convivem, e a gente sempre foi muito incomodado com o lixo. A gente também realiza ações aqui, mas infelizmente esse resíduo que vem não é só nosso. Então, a gente sabe que realmente isso precisa de uma sensibilização e do apoio da prefeitura para fazer essa limpeza. Fico muito feliz e agradeço a participação de todos”, pontuou Suelem Chaves.