Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de São Luís abre Semana Municipal do Meio Ambiente

06/06/2022 13h50 - Atualizada em 10/06/2022 19h57

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), abriu no último domingo (5), no Parque do Bom Menino (Centro), a Semana Municipal do Meio Ambiente 2022. Com o tema "Sustentabilidade Urbana - construindo a capital do futuro", o evento contou com várias atrações e o lançamento do Programa Escola Sustentável.

"Estamos comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, que completa 50 anos em 2022, com muitas atrações, mas também com o propósito de plantar essa ideia nas novas gerações; por isso estamos lançando o programa Escola Sustentável, seguindo as diretrizes da gestão do prefeito Eduardo Braide de transformar São Luís numa cidade mais sustentável", afirmou a titular da Semmam, Karla Lima.

A festa contou com distribuição de algodão doce, pipoca e lanche saudável para as crianças e alunos do grupo Associação dos Amigos Leais, que coordena o projeto de Bombeiro Civil Mirim polo Alemanha, com 72 crianças de 4 a 17 anos. Teve ainda distribuição de ‘lixocar’, contação de histórias, brincadeiras antigas e confecção de brinquedos com materiais recicláveis.

Quem também aproveitou a programação especial do Parque do Bom Menino neste domingo ensolarado foi a aposentada Maria do Amparo Tavares. "Sempre faço caminhada aqui e hoje vi que tinha essa programação e trouxe até minha filha e como gostamos muito de plantas e árvores, aproveitamos para levar umas mudinhas pra casa", comemorou a moradora do bairro da Macaúba, na região do centro da capital maranhense.

A apresentação do Grupo Teatral Improviso, com todas as suas fantasias feitas de materiais recicláveis, levou mensagens de respeito ao meio ambiente para o público, que também contou com a recepção e intervenções do grupo 'O Circo tá na Rua', um coletivo de artistas circenses que levou palhaços, malabares e pernas-de-pau para interagir com os presentes. O Bumba-meu-boi Estrela da Mata colocou todo mundo no ritmo das festas juninas e encerrou a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente.

Ainda como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) instalou um totem no Parque do Bom Menino com QR Code, onde é possível acessar uma cartilha de plantio, informações e dicas de como cuidar das plantas. "É uma forma simples, mas de grande importância, de estimular as pessoas a se aproximarem mais da natureza e apreciar as espécies mais apropriadas para o nosso clima", explicou o presidente do Impur, Walber Filho.

Participaram da abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente, os secretários Marco Duailibe (Secult) e seu secretário-adjunto, Henrique Almeida, Carolina Salgado (Semed), Ricardo Diniz (Semdel) e Ana Carla Figueiredo Furtado (Semcas).

Escola Sustentável

Ainda durante a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente, foi lançado o Programa Escola Sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que prevê a entrega de selo como forma de premiar iniciativas de sustentabilidade e educação ambiental de escolas tanto da rede pública como da rede privada. Para ganhar o selo, as escolas devem se inscrever e apresentar pelo menos três práticas adotadas dentro do tema. Um comitê irá avaliar e escolher as escolas 'Amigas do Meio Ambiente'.

"Com este selo estamos levando para dentro das escolas a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e essas crianças se transformam em agentes multiplicadores, pois levam para os pais e estes para suas rotinas e, assim, plantamos uma semente que dará bons frutos, com certeza", destacou Karla Lima.

Programação

A programação segue durante toda a semana com palestras, oficinas e mesas redondas no Auditório Armando Gaspar, no SEBRAE - Jaracati, e trarão nomes de referência nacional para falar sobre ética e sustentabilidade nos espaços urbanos, mudanças climáticas e mercado de carbono. O encerramento, também no Parque do Bom Menino, acontece no sábafo (11), com feirinha sustentável, campanha de adoção de animais e a ação Plante o Bem, onde o público poderá trocar mudas de plantas por alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições e famílias assistidas por programas sociais.