Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeito Eduardo Braide participa de encerramento da primeira etapa do programa Multiplicadores da Hospitalidade

17/07/2021 14h10 - Atualizada em 20/07/2021 18h43
Secom

O prefeito Eduardo Braide participou, na última sexta-feira (16), do encerramento da primeira fase do Programa Multiplicadores da Hospitalidade, iniciativa da Prefeitura de São Luís, realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que aconteceu no salão de eventos do Calhau Praia Hotel, na Avenida Litorânea.

Nesta etapa inaugural do programa, foram beneficiados os vendedores de água de coco e outros trabalhadores ambulantes que atuam nas praias do perímetro urbano, um dos principais cartões-postais e roteiro turístico da capital maranhense. 

“São Luís foi a primeira capital a vacinar todos os adultos com idade acima de 18 anos contra a Covid-19 e também será a primeira do Brasil a retomar as atividades econômicas que envolvem o turismo. Temos trabalhado para avançar na vacinação, tanto que já alcançamos os adolescentes, justamente para recuperarmos a vida que tínhamos antes. Sei da importância do trabalho de cada um que atua nas praias da nossa cidade e, por isso, parabenizo o empenho de todos em participarem de uma atividade como essa”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

As atividades desta primeira etapa do Programa Multiplicadores da Hospitalidade aconteceram por dois dias, na quinta (15) e sexta-feira (16). No total, participaram 80 vendedores de água de coco e trabalhadores ambulantes, em turmas de 40 pessoas cada, respeitando os protocolos sanitários de combate ao coronavírus. 

Os cursos oferecidos englobaram temas sobre o turismo em São Luís, com aulas temáticas sobre Informações Turísticas, Empreendedorismo, Qualidade no Atendimento e Educação Ambiental. A iniciativa contou com a parceria da Solar Coca-Cola, Associação de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (Aslit), Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama) e, também, das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam) e de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana. 

“Quando alguém viaja é sempre útil receber informações que poderão ser aproveitadas durante a estadia na cidade. A Prefeitura de São Luís tem trabalhado na capacitação de diversos grupos por meio do setor de Qualidade da Setur, e desta vez foram os trabalhadores das praias urbanas de São Luís. Dessa forma, além de levar conhecimento sobre o turismo local, a gestão Eduardo Braide está atuando para fortalecer o apoio ao setor, oportunizando conhecimento teórico-prático a quem atua na área. E vamos ampliar o programa a todos que fazem turismo na cidade”, pontuou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos. 

Todos os profissionais que participaram da capacitação assinaram o registro de frequência, o que garantiu, a cada um, kit de uniforme para trabalho, composto de camisa com proteção solar UV, máscara e chapéu. Eles também foram avaliados, ao longo das aulas, em quesitos como postura, participação e pontualidade, domínio do assunto, e do relacionamento interpessoal, quesitos que lhes renderam certificado de conclusão do curso, estímulo para seguir participando das atividades que tornarão a ser oferecidas em breve. 

Aprovação

A vendedora de água de coco Elaine Ibiapina aprovou a capacitação oferecida e disse que o curso vai fazer com que ela ofereça um atendimento ainda melhor aos clientes.

“Eu achei essa iniciativa maravilhosa. Agradeço a oportunidade, as parcerias feitas para que esse programa fosse possível e espero, daqui em diante, poder atender com ainda mais atenção e zelo os meus clientes”, frisou. 

Como ela, a também vendedora de água de coco, Ana Vitória Silva diz que “o projeto foi muito interessante para aperfeiçoar o trato que o vendedor tem de ter com o cliente local e turistas, pois o tratamento a cada um deve ser de qualidade” para que retornem mais vezes à praia do Olho d’Água, onde ela atua, e nas demais praias urbanas de São Luís. 

Além do prefeito Eduardo Braide e do secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos, participaram do encerramento da primeira etapa do Programa Multiplicadores da Hospitalidade; a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima e a secretária-adjunta de Turismo, Sabrina Martins