Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia

Prefeito Eduardo Braide lança São Luís Digit@l com wi-fi grátis em todos os Terminais de Integração da cidade

14/09/2021 13h39 - Atualizada em 16/09/2021 19h55
Secom

O prefeito Eduardo Braide lançou, nesta manhã, no Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, o São Luís Digit@l, plataforma que vai permitir acesso gratuito a internet nos cinco terminais de integração da capital. A iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit), garante inclusão digital, conectividade para que os usuários dos terminais possam se comunicar, acompanhar notícias, buscar informações que necessitem com urgência, entre outros benefícios. 

“Por dia, cerca de 350 mil pessoas passam pelos nossos terminais. E a partir de agora, todos os terminais têm internet de graça fornecida pela Prefeitura de São Luís. Para acessar, basta selecionar a rede São Luís Digit@l, preencher o formulário de cadastro e passar a usar livremente. Desta forma, vamos garantir inclusão digital para aquelas pessoas que não têm condições de contratar um pacote de dados e permitir que todos os usuários dos terminais possam se comunicar para tratar de assuntos pessoais, profissionais, acompanhar o noticiário e buscar outras informações que estejam precisando. São Luís agora está on e roteando”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

Acesso

Para acessar é bem fácil: basta selecionar a rede wi-fi São Luís Digit@l e preencher um formulário com o nome, CPF e data de nascimento, concordar com os termos de uso e clicar em conectar. A partir daí, o usuário será conectado automaticamente em qualquer um dos cinco terminais em que estiver e poderá navegar livremente. O formulário de acesso está disponível em português do Brasil e de Portugal, inglês, espanhol, francês e alemão. 

O titular da Semit, Felipe Falcão, informou que trata-se de uma iniciativa para democratizar o acesso à internet. “Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada e os smartphones são ferramentas importantes de trabalho. Por meio desta medida, a gestão do prefeito Eduardo Braide dá um passo importante para fazer de São Luís uma cidade cada vez mais conectada”, disse. 

Aprovação

A novidade agradou os usuários do Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, onde foi lançada a plataforma. A técnica de enfermagem Cláudia dos Santos Pinheiro, 46 anos, disse que a iniciativa vai facilitar a vida da população.

“Às vezes, a gente quer acessar o aplicativo para saber em quanto tempo o ônibus vai chegar ou avisar à família que vai se atrasar e não consegue por estar sem internet no celular. Essa iniciativa foi muito boa”, comentou. 

A cozinheira Fernanda Lopes Oliveira, 43 anos, afirmou que a ação da Prefeitura vai ser um benefício, sobretudo para quem não tem como contratar um pacote de dados.

“Eu tenho um pacote que eu pago mensalmente para não ficar off, mas tem muita gente que não tem condições, ainda mais agora. Essa iniciativa, sem dúvidas, foi muito boa. Vai beneficiar muita gente”, observou. 

Benefícios

O acesso à internet pelo celular é a forma mais comum de se navegar no país; e o Wi-Fi tem papel essencial nisso. A disponibilidade do acesso público tem efeitos positivos em diversos setores como no transporte urbano, uma vez que permite que moradores e turistas possam verificar melhores horários e rotas para se deslocarem. Além disso, permite que a população tenha acesso a notícias e outras informações de interesse coletivo. 

O acesso ao wi-fi também vai ter um grande impacto na prestação de serviços do turismo. Ao viajar, as pessoas querem manter contato com a família, compartilhar fotos nas redes sociais e verificar informações sobre o destino da viagem.