Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia

Prefeito Eduardo Braide entrega U.E.B. Senador Miguel Lins, primeira unidade do Programa Escola Nova

27/05/2021 17h56 - Atualizada em 30/05/2021 11h06
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (27), a Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Senador Miguel Lins, no bairro Ipase de Baixo, totalmente reformada, ampliada e reequipada. A entrega da unidade é a primeira do Programa Escola Nova, por meio do qual a gestão do prefeito Eduardo Braide vai reestruturar a rede municipal de ensino e está pronta para receber a comunidade escolar assim que as condições sanitárias forem seguras. 

“A entrega desta unidade de ensino totalmente reformada faz parte do compromisso que nós assumimos com o Programa Escola Nova, que vai garantir a recuperação e ampliação da nossa rede de ensino. Eu fico muito feliz de estar hoje entregando esta escola, totalmente equipada e preparada para receber os nossos alunos com muito carinho, quando houver condições sanitárias para a retomada segura das aulas”, afirmou. 


O prefeito Eduardo Braide estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide; da vice-prefeita Esmênia Miranda; dos secretários municipais de Educação, Marco Moura; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; Informação e Tecnologia, Diego Rodrigues; da gestora da escola, Cristina Abreu, e demais funcionários da unidade.

Capacidade ampliada 

Com a reforma e ampliação, a UEB Senador Miguel Lins, que possui 99 estudantes matriculados, passa a ter capacidade de receber 150 alunos da região.

“Aproveitamos este momento e chamamos os pais, para que façam a matrícula dos seus filhos. Depois de toda a reforma que a Prefeitura fez a escola tem capacidade para até 150 alunos. Além de garantir o aprendizado de seus filhos, a matrícula é importante para a garantia de programas sociais, o recebimento dos kits de alimentação escolar, entre outros benefícios”, destacou a vice-prefeita, Esmênia Miranda. 

A unidade fica localizada na Rua Dr. Olímpio, bairro Ipase de Baixo. O espaço foi completamente reformado em uma ação conjunta das secretarias municipais de Educação (Semed), que fez o mapeamento das necessidades de cada unidade de ensino municipal, e a de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que executa a reforma. 

“Esta foi a primeira de uma série de reinaugurações que o prefeito Eduardo Braide fará por meio do programa Escola Nova. Com este trabalho, além de recuperar a estrutura física e modernizar as escolas, implantando rede de internet, vamos garantir que nossos alunos participem dos novos processos educacionais seja de forma remota, por causa da pandemia, e também quando for possível retomar as aulas presenciais”, disse o secretário municipal de Educação, Marco Moura.

Obras 

Foi realizada a recuperação e ampliação da cobertura, construção do refeitório, reformas das salas de aula, pintura interna e externa, paisagismo interno, construção de banheiro para pessoas com deficiência, adequação ao protocolo de Covid-19 com sinalização e lavatório para mãos na entrada e instalação de itens de combate a incêndio. 

“A Semosp, em parceria com a Semed, está trabalhando neste planejamento do retorno às aulas presenciais, executando todas as obras de infraestrutura necessárias para entregar aos alunos e professores escolas confortáveis, novas e modernas”, afirmou David Col Debela, titular da Semosp. 

A escola recebeu as adaptações necessárias para receber crianças de 2 a 5 anos nas turmas da educação infantil. O anexo também recebeu novo mobiliário com cadeiras e mesas no tamanho ideal para crianças pequenas, assim como conjuntos para o refeitório infantil.

Estrutura 

A U.E.B. Senador Miguel Lins possui cinco salas de aula, sala da diretoria, coordenação, sala de leitura, refeitório, banheiros infantis (masculino e feminino), banheiro adulto, banheiro adaptado e pátio recreativo. A equipe de profissionais conta com uma gestora geral, 12 professores, dois coordenadores pedagógicos, uma secretária, uma cuidadora, um serviços gerais, dois porteiros e dois vigias. 

A gestora da unidade, Cristina Abreu, falou da felicidade de receber o prédio totalmente reformado. “Estamos todos muito felizes, pois ganhamos da gestão do prefeito Eduardo Braide uma escola totalmente adaptada para as necessidades dos nossos alunos e dos nossos professores. Agora é seguir trabalhando para retomar nossas atividades de forma organizada e segura assim que as condições sanitárias permitirem”, disse. 

A U.E.B. Miguel Lins - Anexo Ipase de Baixo atende crianças dos bairros Ipase, Vila Cristalina, Maranhão Novo, comunidade Palafita Japão e adjacências.